Faep vai levantar custos de produção de forma remota
O Sistema Faep/Senar-PR vai começar, a partir de outubro, a fazer o levantamento dos custos de produção da avicultura e da suinocultura nas regiões produtoras do Paraná, mas desta feita por videoconferência devido às restrições impostas pela pandemia do coronavírus (Covid-19). O cronograma com datas e municípios será divulgado em breve.
Os dados apurados serão importantes para fornecer aos produtores uma referência real das respectivas atividades, permitindo um controle mais efetivo do negócio. Em outra ponta, serão usados em negociações entre integrados e as agroindústrias, por meio das Cadesc (Comissões de Acompanhamento Desenvolvimento e Conciliação da Integração).
"A rodada [de levantamento] será feita toda por videoconferência. Vamos chamar os sindicatos rurais, envolver as Cadecs neste processo", adianta o coordenador do Departamento Técnico Econômico do Sistema Faep/Senar-PR, Jefrey Albers.
Nos municípios em que os sindicatos rurais não dispuserem de condições estruturais para atender os protocolos de distanciamento social definidos por autoridades de saúde, a ideia é que os pecuaristas participem de suas respectivas casas e/ou propriedades. Nestes casos, técnicos devem prestar um apoio mais individualizado, para garantir a participação dos produtores.
"Precisamos que os produtores que se predispuserem a participar, que assumam um compromisso sério. Que no dia e no horário marcados, cada um possa dispor de três horas para repassar as informações para compor o levantamento", ressaltou Albers. "Algumas regiões tiveram painéis esvaziados no ano passado, com poucos produtores acompanhando", concluiu. (Foto: Sistema Faep)