Educação é a grande aposta para humanizar o trânsito
Apesar de ter vias mais amplas que o habitual e bem sinalizadas, Cascavel figura entre as cidades do Paraná com maiores índices de acidentes de trânsito. E para resolver o problema não basta punir os condutores infratores. A grande solução, na verdade, está na educação da população, para que cada um faça sua parte e a soma de tudo resulte em um trânsito verdadeiramente humanizado.
Pois justamente este é o foco do movimento Maio Amarelo, iniciativa que busca sensibilizar motoristas, pedestres, ciclistas e passageiros sobre a importância de respeitar as leis e de ter um comportamento mais seguro. Em Cascavel, a campanha é intitulada "Desacelere, seu bem maior é a vida" e terá praticamente um mês inteiro de ações educativas a partir do seu lançamento, marcado para esta segunda-feira (5), às 9h, na Câmara de Vereadores.
De acordo com a coordenadora de Educação do Trânsito da Transitar, Luciane Moura, constam da programação inúmeras palestras em instituições de ensino e empresas, intervenções lúdicas, orientações em vias públicas e atividades direcionadas a públicos específicos como idosos, crianças e trabalhadores do setor industrial.
"O principal objetivo é lembrar a todos que a responsabilidade por manter a segurança no trânsito é coletiva e, com base nos dados dos últimos anos, temos percebido que as ações educativas fazem toda a diferença. A conscientização é o caminho mais eficaz e precisa da colaboração de todos", frisa Luciane.
Ao longo desse período todo equipes da Transitar estarão nas ruas chamando atenção para atitudes rotineiras que, apesar de parecerem inofensivas, oferecem grande risco à vida, como o uso do celular ao volante, o excesso de velocidade ou o desrespeito à sinalização. Também estão previstas ações voltadas exclusivamente aos usuários do transporte coletivo. Isso tudo com a colaboração da Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Rodoviária Estadual, Detran, Corpo de Bombeiros, Samu, OAB, DER/PR e outras entidades parceiras.
NO PARANÁ
Mas não se trata de uma iniciativa só de Cascavel. A campanha Maio Amarelo será desenvolvida no Paraná inteiro a partir do lançamento oficial a ser realizado nesta segunda, às 11h, com a presença de Ratinho Junior. Nesse ato, na Assembleia Legislativa, o governador também assina a ordem de serviço para melhoria da sinalização viária em 55 municípios do Estado.
Esta é a 10ª edição da campanha em âmbito estadual, onde o lema, neste ano, é "Mobilidade humana, responsabilidade humana". Ela surgiu em 2015, por ocasião da aprovação de uma lei do deputado Hussein Bakri que tem passado por constantes aperfeiçoamentos para facilitar cada vez mais o alcance dos objetivos.
"O Maio Amarelo já está enraizado no Paraná e tem sido uma ferramenta fundamental para que tenhamos um trânsito mais seguro no Estado. Desde que a nossa lei criou a campanha em nível estadual, evoluímos muito na conscientização dos motoristas", avalia Bakri. (Imagem: Anne Botero/Alep)