Definindo o próprio destino
A internet virou ferramenta para que os cascavelenses ajudem o poder público a definir o que realmente é prioritário para o município sem sair de casa. Pelo site www.participacascavel.com.br, quem quiser poderá participar ativamente da elaboração do orçamento para 2022, bem como do PPA, plano estratégico para os próximos quatro anos.
Para enviar a sua sugestão, basta acessar o site e no local indicado fazer o apontamento desejado. E isso poderá ser feito com toda cautela, porque o prazo para tanto vai até dia 31 de maio, tempo suficiente para que os moradores se reúnam e definam em conjunto o que é mais emergente para cada área territorial ou segmento econômico ou social.
“As pessoas poderão responder ao questionário e pontuar quais melhorias querem ver na cidade, no bairro ou na região delas. As sugestões serão colhidas e repassadas para as secretarias responsáveis para que elas verifiquem a possibilidade da inclusão no orçamento”, pontua a diretora do Departamento de Planejamento, Orçamento e Captação de Recursos, Célia Almeida Freitas.
Convenhamos: muito melhor assim do que virar marionete nas mãos de políticos desprovidos do verdadeiro espírito público e, com isso, evitar espetáculos degradantes como o ainda em pauta caso da corrente, que só contribuiu para macular ainda mais a imagem dos "representantes do povo".