Morre o técnico campeão de 1980 pelo Cascavel EC
O futebol paranaense vestiu luto novamente nesta segunda-feira (5) por conta da morte de um dos treinadores mais vitoriosos do Estado. Ronaldo Augusto Borba, um simplesmente Borba Filho, campeão paranaense de 1980 pelo Cascavel Esporte Clube e de 1984 pelo Operário de Ponta Grossa, faleceu em Santa Catarina, vítima de câncer de próstata.
Borba iniciou sua carreira como treinador em 1970 pelo Londrina, um ano após fazer um estágio no Fluminense do Rio de Janeiro com Telê Santana e Carlos Alberto Parreira. Depois disso, passou pelos hoje extintos Água Verde e Pinheiros, bem como Maringá, Coritiba, Náutico, Fortaleza e Figueirense, dentre outros clubes.
No Paranaense de 1980, contratado a peso de ouro pelo então presidente Nelson Vettorello, conduziu o Cascavel ao título estadual comandando um time que tinha como formação base Zico; Doquinha, Edivaldo Lima, Manoel e Valdecir; Moacir, Nelo e Osmarzinho; Marcos Cavalo, Paulinho Cascavel e Sérgio Ramos. O título foi dividido com o também já extinto Colorado por conta de uma final que até hoje suscita muitas dúvidas.
ATHLETICO LAMENTA
Seu último clube no Paraná foi o rubro-negro da Baixada, que emitiu a seguinte nota de pesar:
O Athletico Paranaense comunica, com muita tristeza, o falecimento de Borba Filho. Observador técnico do Furacão por muitos anos, Ronaldo Augusto Borba faleceu nesta segunda-feira (5), em Itajaí (SC), aos 82 anos.
Entre os inúmeros atletas indicados por Borba, alguns estão na memória do torcedor rubro-negro até hoje, como os colombianos Ferreira e Valencia.
Em 2005, Borba foi fundamental na campanha do Athletico na CONMEBOL Libertadores. Nas oitavas de final, contra o Cerro Porteño, comandou a equipe nos dois jogos. No restante da competição, ficou ao lado de Antônio Lopes no banco de reservas.
Além disso, Borba Filho fez parte da comissão técnica campeã do Paranaense de 1990.
O pai dele, Altino Borba, e o tio, Paraílio Borba, fizeram parte do elenco na conquista do bicampeonato de 1929 e 1930.
O Athletico Paranaense presta condolências aos amigos e familiares de Borba Filho, em um momento de luto para todos os athleticanos e para o futebol paranaense.