Uma perda Federal
Houve um tempo em que a simples menção de seu nome era uma garantia de qualidade das sondagens eleitorais e um indicativo concreto dos números que as urnas apontariam logo à frente. Genadio Santos Sobrinho, mais conhecido como Federal, iconizou um tempo em que pesquisa mandrake ainda era algo raro e, quando isso ocorria, costumava virar caso de política, bem diferente do que acontece hoje em dia. Nada o incomodava mais do que alguém procurá-lo na esperança de obter uma sondagem com números"sob encomenda".
No Paraná como um todo, mas especialmente em Cascavel e região, a SDS Pesquisas virou sinônimo de qualidade e credibilidade, razão pela qual Federal e sua equipe atravessavam madrugadas a fio trabalhando e ainda assim não conseguiam dar conta de toda demanda em períodos eleitorais.
Quando a agenda lhe permitia, ele aproveitava para desafiar as dificuldades de locomoção que tinha por conta de um grave problema de coluna e ir até o Calçadão reencontrar amigos e falar do que gostava como poucos: política.
Em 2006, com a saúde cada vez mais debilitada, resolveu trocar Cascavel por Lavínia (SP), onde foi a morar com a mãe (já falecida) e duas irmãs. Acometido repentinamente de forte pneumonia, foi internado ontem e na madrugada de hoje se despediu da vida, aos 81 anos.
O corpo foi levado do hospital diretamente para o cemitério e sepultado em caixão lacrado já que a suspeita é de que ele tenha morrido de Covid-19, o que será esclarecido com o resultado de exames a que serão submetidos também todos os que com ele viviam.