Empresário Plínio Destro é mais uma vítima da Covid-19
João Destro confirmou ao Alerta Paraná que o empresário e suplente de senador Plinio Destro está entre a vida e a morte em São Paulo, onde está internado desde semana passada. O falecimento dele chegou a ser noticiado pelo próprio irmão e pelo Cascavel Country Club, mas foi desmentido cerca de uma hora mais tarde.
"Ele pegou o coronavírus e ficou um bom tempo internado em Cascavel. Há oito dias foi levado para São Paulo, mas sofreu um primeiro AVC {Acidente Vascular Cerebral} e teve que fazer cirurgia. Em seguida, teve um segundo AVC e foi operado de novo para que fosse feita a drenagem. Mas hoje, sofreu um terceiro AVC em um lugar do cérebro ainda mais delicado e os médicos não têm o que fazer", disse João.
"O que ele [Plinio] fez foi uma coagulopatia, que é uma alteração na coagulação do sangue que pode se refletir no rim, no pulmão ou no cérebro, que foi o caso do Plínio. Isso é comum nos pacientes de Covid", comentou o médico e ex-chefe da 10ª Regional de Saúde, Miroslau Bailak.
Plínio, que está com 69 anos, é o atual presidente do Podemos em Cascavel e suplente do senador Oriovisto Guimarães. Seu passado na política tem um mandato de vice-prefeito na segunda gestão de Fidelcino Tolentino, de 1992 a 1996. No segmento empresarial foi presidente da Acic (Associação Comercial e Industrial de Cascavel), onde atualmente comanda o Conselho Maior.
Diante das informações contraditórias, a família emitiu perto das 22h uma nota oficial informando que o empresário se encontra em coma induzido e pedindo a "todos que puderem que coloquem Plínio em suas orações".
ANGELIN PIAIA
E nesta segunda-feira faleceu em Cascavel, vítima de câncer, Angelin Piaia. Ele era pioneiro da Vila Cancelli e pai do ex-vice-prefeito Vander Piaia e do jornalista Marcos Piana.