Mortes de crianças disparam e Sesa alerta os pais paranaenses
O mais recente boletim epidemiológico revelou que, na faixa dos 5 aos 11 anos, houve um crescimento de 32% no número de casos de síndrome respiratória aguda grave e, na faixa de 1 a 4 anos, um aumento de nada menos que 175% nos óbitos no Paraná, isso tudo comparado ao boletim anterior.
Esses números levaram a Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) a voltar a alertar, nesta segunda-feira (19), sobre a importância de os pais levarem seus filhos para tomar as vacinas contra a gripe e Covid-19.
O novo boletim, que pode ser acessado na íntegra AQUI, indica que o Paraná já registrou 7.282 casos graves dessa síndrome em 2025, contra 7.030 de igual período de 2024. Já os óbitos de crianças de 5 a 11 anos saltaram de quatro para 11 entre um período e outro.
"Estamos vivendo a maior circulação dos vírus Influenza A e Sincicial Respiratório dos últimos dois anos. Por isso, fazemos um apelo para que todos vacinem seus filhos. A vacina é a melhor alternativa para tirar essas crianças das portas das UPAs e dos hospitais", disse o secretário Beto Preto.
Na última sexta-feira (16) a Sesa já havia emitido um alerta para as secretarias dos 399 municípios paranaenses. O documento chama a atenção para a intensificação da circulação dos vírus respiratórios durante o outono e o inverno, período em que aumentam os casos de síndromes gripais e internações hospitalares, especialmente entre crianças, idosos e pessoas com fatores de risco.
"A vacina é a melhor forma de prevenir casos graves e mortes por gripe. Os dados mostram que crianças pequenas continuam sendo as mais vulneráveis. O momento é de ação, de mobilização", afirmou na ocasião a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Sesa, Maria Goretti David Lopes.
Do início da campanha de vacinação da gripe até agora, o Paraná aplicou menos de 1,750 milhão de doses. Nos grupos prioritários a cobertura atual é de 32,68% e entre as crianças a taxa é ainda menos, de apenas 20,72%, muito abaixo da meta de 90%. (Foto: Divulgação Sesa)