Pensando na próxima safra, Estado moderniza Ferroeste
De Foz do Iguaçu, onde recepcionou o presidente Jair Bolsonaro, o governador Ratinho Junior veio nesta terça-feira (1º) a Cascavel para entregar o primeiro pacote de revitalização e modernização de vagões e locomotivas da Ferroeste. Foram atualizados dez dos 245 vagões e três das 14 locomotivas, com um investimento global foi de R$ 1,4 milhão. A expectativa é modernizar toda a frota ferroviária para atender a safra 2020/2021, estimada em 24,3 milhões de toneladas de grãos.
No mesmo evento, a Cotriguaçu anunciou um investimento de cerca de R$ 10 milhões na ampliação do terminal de contêineres frigorificados, formada pelas cooperativas C. Vale, Copacol, Coopavel e Lar, movimenta cerca de mil contêineres por mês. Com a modernização, a expectativa é que sejam movimentados de 1,3 mil a 1,5 mil/mês e gerados ao menos 20 empregos diretos num prazo de seis meses.
"Essa revitalização ajuda na capacidade de transporte de carga do nosso agronegócio, dos grãos e das carnes dos frigoríficos do Oeste e da região Central que vão para todo o mundo", afirmou Ratinho Junior. "A Ferroeste é lucrativa e vem se modernizando. Mais do que deixar seus ativos mais modernos, é uma demonstração de que eles são importantes para o Paraná. O Estado tem o agronegócio mais competitivo do mundo e tem a obrigação de ser o melhor da roça até o escoamento", ressaltou.
Segundo o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, a Ferroeste está sendo modernizada para atender o crescimento da produção do agronegócio e potencializar ainda mais os portos paranaenses. "Queremos tornar o Paraná um Estado logístico, eficiente em todos os modais, e a Ferroeste se soma a essa programação para bater novos recordes de movimentação nos próximos anos, espelhando o resultado alcançado em 2020, com 53 milhões de toneladas", disse ele - o secretário de Administração e Previdência, Marcel Micheletto, e o deputado Gugu Bueno também integraram a comitiva..
O diretor-presidente da Ferroeste, André Gonçalves, ressaltou que esse investimento foi pensado para dar conta do avanço de 2021. "É uma reforma completa dos vagões e das locomotivas, simbolizado no novo layout", afirmou. Esse investimento, acrescenta, é parte do maior pacote de melhorias da história da empresa estatal, estimado em cerca de R$ 35 milhões. "Há 30 anos não se investia tanto no modal ferroviário no Paraná".
As melhorias na operação diária da empresa englobam R$ 1 milhão na construção de um parque fotovoltaico para reduzir em 50% os gastos com energia elétrica; R$ 1 milhão para resolver os nove pontos críticos do trecho Guarapuava-Cascavel, diminuindo as restrições de velocidade e melhorando a eficiência do transporte; e R$ 3 milhões com apoio de Itaipu Binacional para a contratação dos Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) dos terminais de Cascavel (novo plano-diretor para modernização do terminal, preparando a estrutura para a ferrovia Maracaju-Paranaguá) e Foz do Iguaçu (análise de localização para complementar as obras em andamento no município, tirando os caminhões do Centro).
ESCOLA DA TRANSPARÊNCIA
O prefeito Leonaldo Paranhos, que recepcionou Ratinho Junior, fez questão de levar o governador para uma visita à Escola Municipal da Transparência, inaugurada na semana passada. Com mais de 4 mil metros quadrados, ela ofertará quase 500 vagas em tempo integral para crianças da região Norte da cidade.
A instituição conta com salas de aula do ensino regular, de pré-escola com banheiros anexos, sala de múltiplo uso infantil, sala de múltiplo uso do ensino fundamental, sala de reforço, biblioteca, laboratório de ciências, laboratório de informática, depósito de materiais de limpeza, instalações sanitárias acessíveis, auditório, ginásio de esportes, cozinha, refeitório, horta, auditório, parque e área administrativa.
O investimento municipal foi de cerca de R$ 6 milhões. A meta de Cascavel é construir quatro escolas com esse conceito, uma em cada região. (Foto: Secom)