Cascavelense organiza o maior grid do automobilismo brasileiro
O grid mais numeroso do automobilismo brasileiro leva a assinatura de um cascavelense. Conhecido no meio pelo trabalho de narração de importantes campeonatos nacionais na televisão e na internet, Luc Monteiro é o responsável pela organização da Gold Classic, campeonato de carros antigos que tem confirmada para 29 de novembro, no autódromo paulista de Interlagos, a realização das corridas da última etapa da temporada, homologada como Campeonato Interestadual.
O evento em Interlagos já tem 62 carros inscritos, atingindo o limite da pista para o formato da competição. "Há alguns pilotos aguardando em algo como uma fila de espera", conta o narrador, que baseia a realização do campeonato em carros de competição de modelos produzidos até 1993. "O ano de corte é a primeira regra. A partir disso, os carros são classificados por categorias de acordo com suas características técnicas. Temos sete categorias no campeonato e todos correm juntos", explica.
As três primeiras edições da Gold Classic aconteceram em caráter festivo. Neste ano a categoria tornou-se Campeonato Interestadual, com chancela das federações de automobilismo de Paraná e São Paulo. A primeira etapa aconteceu em Cascavel, no dia 1º de agosto, com 30 carros no grid. "Estávamos saindo da quarentena da pandemia, os efeitos disso reduziram a prova a esses poucos carros, mas foi importante termos a etapa de Cascavel para consolidar o campeonato", pondera Monteiro.
A segunda etapa, dia 11 de outubro em Curitiba, teve 52 carros largando. O organizador revela uma alta expectativa de pilotos e equipes pela temporada de 2021. "O contato com os pilotos não para nunca, já deu para perceber que todos querem mais corridas no ano. Deveremos ter etapas em quatro estados", antecipa. As corridas são transmitidas ao vivo no YouTube com geração de imagens da Master/Catve, também de Cascavel, e narração do próprio promotor.
Luc Monteiro é jornalista e iniciou sua trajetória na profissão aos 14 anos, na redação do jornal O Paraná. Por lá permaneceu até 2008, quando a mudança de comando na empresa levou-o a se dedicar exclusivamente ao automobilismo de competição. Ao lado do piloto e advogado Edson Massaro, é organizador da Cascavel de Ouro, evento anual tido como um dos mais importantes do País. Foi justamente na programação desta prova, em 2018, que nasceu a Gold Classic. (Foto: Divulgação)