Saiba quais cidades do PR terão escolas cívico-militares
"Hoje foi um dia histórico para a educação e o futuro do Paraná", comemorou nas redes sociais o deputado estadual Gugu Bueno, referindo-se ao fato de o governador Ratinho Junior ter lançado, nesta segunda-feira (26), o programa de colégios cívico-militares. Durante o ato foi anunciada a lista das 215 unidades beneficiadas na primeira etapa do programa, a ser implementada a partir do próximo ano com a transformação de colégios já existentes para o novo modelo.
"Na região do Núcleo de Educação de Cascavel teremos oito colégios contemplados", acrescentou Gugu. Serão cinco de Cascavel (Santos Dumont, Brasmadeira, Olivo Fracaro, Julia Wanderley e Cataratas), um em Catanduvas (João F. Neves), um de Lindoeste (Colégio Lindoeste) e um de Santa Tereza do Oeste (Colégio Santa Tereza).
Em toda região Oeste do Paraná, no entanto, o número de colégios cívico-militares a serem criados é bem maior: 25. Estão previstos outros quatro em Foz do Iguaçu (Ipê Roxo, Professora Carmelita de Souza Dias, Presidente Costa e Silva e Tarquínio Santos), três em Toledo (Antônio José Reis, Novo Horizonte e Jardim Maracanã), dois em Guaíra (Professor Jaime Rodrigues e Jardim Zeballos), dois em Marechal Cândido Rondon (Frentino Sackser e Marechal Rondon), dois em Medianeira (Naira Fellini e Tancredo Neves), dois em Assis Chateaubriand (Guimarães Rosa e Teotônio Vilela), um em São Miguel do Iguaçu (Nestor Victor dos Santos) e um em Santa Terezinha de Itaipu (Angelo Antonio Benedet).
De acordo com o programa, proposto pelo Governo do Estado e aprovado pela Assembleia Legislativa do Paraná, a implantação dos colégios será de livre escolha da comunidade escolar, por meio de consulta pública. Os que tiverem a transformação aprovada contarão com um diretor-geral e um diretor auxiliar civis, além de um diretor cívico-militar e entre dois e quatro monitores militares.
"A rede estadual do ensino evoluiu todas as suas notas no Ideb de 2019, o que mostra que estamos no caminho certo. Para conquistar novos lugares estamos apostando, também, em novas metodologias, alternativas e em programas como o dos colégios cívico-militares", afirmou Ratinho Junior ao lançar o programa, que contemplará escolas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.
"É um programa que prevê aumentar a integração entre professores, alunos e a comunidade escolar. Na verdade é um conjunto de ações. Ele prevê novas metodologias, atividades e complementa as estratégias do Paraná de modernizar a educação pública", acrescentou o secretário estadual de Educação, Renato Feder.
TODAS AS CIDADES
Os projetos serão implementados em Almirante Tamandaré, Ampére, Antonina, Apucarana, Arapongas, Arapoti, Araucária, Assis Chateaubriand, Astorga, Bandeirantes, Bela Vista do Paraíso, Bituruna, Cambará, Cambé, Campina Grande do Sul, Campo Largo, Campo Magro, Campo Mourão, Carambeí, Carlópolis, Cascavel, Castro, Catanduvas, Chopinzinho, Cianorte, Clevelândia, Colombo, Colorado, Cornélio Procópio, Coronel Vivida, Curitiba, Curiúva, Dois Vizinhos, Faxinal, Fazenda Rio Grande, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Goioerê, Guaíra, Guarapuava, Guaratuba, Ibaiti, Ibiporã, Imbituva, Inácio Martins, Irati, Ivaiporã, Jacarezinho, Jaguariaíva, Jandaia do Sul, Jataizinho, Lapa, Laranjeiras do Sul, Lindoeste, Loanda, Londrina, Mallet, Mamborê, Mandaguari, Mandirituba, Marechal Cândido Rondon, Marialva, Maringá, Matinhos, Medianeira, Nova Londrina, Paiçandu, Palmas, Palmeira, Palmital, Palotina, Paranaguá, Paranavaí, Pato Branco, Peabiru, Pinhais, Pinhão, Piraí do Sul, Piraquara, Pitanga, Ponta Grossa, Pontal do Paraná, Porto Amazonas, Prudentópolis, Quatro Barras, Quedas do Iguaçu, Quitandinha, Realeza, Rebouças, Reserva, Reserva do Iguaçu, Ribeirão Claro, Ribeirão do Pinhal, Rio Azul, Rio Branco do Sul, Rio Negro, Rolândia, Santa Isabel do Ivaí, Santa Tereza do Oeste, Santa Terezinha de Itaipu, Santo Antônio da Platina, São Jerônimo da Serra, São José dos Pinhais, São Mateus do Sul, São Miguel do Iguaçu, São Sebastião da Amoreira, Sarandi, Sertanópolis, Siqueira Campos, Telêmaco Borba, Tibagi, Toledo, Turvo, Ubiratã, Umuarama, União da Vitória e Uraí.
Confira a lista completa das escolas AQUI.
(Foto: Geraldo Bubniak/AENPR)