Alerta: negacionismo agrava o impacto das mudanças climáticas
O biólogo, doutor em microbiologia e divulgador científico Atila Iamarino alertou, durante palestra em Curitiba, que a desinformação e a negação da ciência têm potencial para agravar os impactos das mudanças climáticas e representam um risco até mesmo para as democracias. Segundo ele, somente o diálogo e o respeito, sustentados por dados confiáveis e visão de longo prazo, podem amenizar o potencial destruidor da crise atual que afeta o planeta.
As declarações foram dadas durante o seminário Mudanças Climáticas e COP30, promovido pela Itaipu e pelo Parquetec para estimular na população novos hábitos e demonstrar como ações cotidianas podem contribuir para a preservação ambiental e a construção de um futuro mais resiliente.
Durante a palestra, Iamarino apresentou dados científicos recentes sobre a crise ambiental e destacou a importância da COP30, que deverá reunir mais de 40 mil pessoas em Belém, em novembro. "As mudanças climáticas já começaram, mas ainda tendem a se intensificar e afetar tudo em nossas vidas. Da comida à educação, do cotidiano ao trabalho, à produtividade, à forma como nos deslocamos e aos lugares onde vivemos", afirmou.
Iamartino está fazendo uma série de 21 palestras no Paraná e no Mato Grosso do Sul, que podem ser assistidas gratuitamente mediante inscrição, que deve ser feitas neste LINK. O público-alvo são estudantes do ensino médio e superior, gestores públicos, representantes de organizações civis, ativistas ambientais e cidadãos interessados no tema. (Foto: Divulgação)