Novo Papa vem dos EUA e vai se chamar Leão XIV
Eram 13h07 desta quinta-feira (8) no horário de Brasília quando os sinos tocaram e a aguardada fumaça branca começou a sair da chaminé da Capela Sistina, anunciando que o conclave (reunião de cardeais do mundo todo) havia chegado a um denominador comum e escolhido o sucessor do Papa Francisco, um dos mais populares da história e falecido há pouco mais de duas semanas.
A revelação do nome, no entanto, foi um mistério só desvendado às 14h15, pois antes disso era necessário, dentre outras coisas, que o eleito escolhesse como deverá se chamar a partir de agora.
O novo sumo pontífice, definido no segundo dia e na quinta votação do encontro, é Robert Francis Prevost, jovem cardeal americano que decidiu adotar o nome de Papa Leão XIV. Será o primeiro líder máximo católico originário dos EUA.
Nascido em Chicago, em 14 de setembro de 1955 (tem 69 anos), Prevost chegou a trabalhar no Peru nas décadas de 1980/90 como pároco e professor de seminário. Nomeado cardeal pelo Papa Francisco em setembro de 2023, é conhecido como um pacificador por excelência, um indicativo de que sob sua condução a Igreja Católica seguirá na mesma trilha recente.
"A paz esteja com todos vocês. Esta é a primeira saudação do Cristo ressucitado. Eu também gostaria que essa saudação de paz entrasse no coração de vocês", disse o novo Papa à multidão que se concentrou para acompanhar o anúncio. "Queremos ser uma igreja sinodal, que avança, que busca sempre a paz, a caridade, sempre estar próxima, principalmente daqueles que sofrem", acrescentou.
HIERARQUIA
Originária do grego "Pappas", a palavra Papa significa pai, patriarca e também Santo Padre no catolicismo. Considerado sucessor do apóstolo Pedro, ele tem por papel de preservar e ensinar a fé cristã, interpretando o Evangelho e garantindo a unidade da Igreja. É quem elabora documentos sobre questões doutrinárias e morais para orientar os fiéis.
Detentor da palavra final também na elevação de figuras de destaque da Igreja Católica à categoria de beatos ou santos, o Papa tem o status de chefe de Estado e governa a cidade-Estado do Vaticano, existente desde 1929 e distinto da Santa Sé, que remonta ao cristianismo primitivo. (Foto: Reprodução Instagram)