Futebol perde Vaquinha, artilheiro de muitos times
Um dos nomes mais respeitados e irreverentes dos gramados paranaenses acaba de deixar a vida para entrar definitivamente na história do futebol do Estado. Faleceu por volta das 21 horas desta terça-feira (1º), em Toledo, o artilheiro Vaquinha, que arrebanhou multidões de fãs entre as torcidas de Toledo, Cascavel e diversos outros clubes tradicionais nas décadas de 1970/80.
Batizado como João da Silva Pedro, mas conhecido pelo apelido herdado do pai, ele havia retornado ao hospital pela manhã, poucos dias após receber alta de delicado tratamento contra um câncer de fígado diagnosticado há cerca de três meses. Com 70 anos completados no dia 23 de julho, ele deixou esposa, dois filhos e três netos.
Sua trajetória começou no Londrina, onde deixou seu faro de artilheiro marcando cinco gols já no primeiro teste. Depois, defendeu Umuarama, Athletico Paranaense, Uberaba (MG), Coritiba e Pinheiros até chegar o Toledo para ajudar o "Porco" a subir para a Primeira Divisão com uma campanha irretocável e 21 gols de seu camisa 9. Por fim, Vaquinha veio defender o antigo Cascavel Esporte Clube, onde encerrou sua carreira. E por todos esses times sempre foi artilheiro. (Foto: Divulgação)