Cascavelense conquista a 1ª patente verde do Paraná
Cascavel é o primeiro município do Paraná a registrar uma patente verde. Ela tem essa nomenclatura por estar relacionada às questões ambientais visando melhorias para mudanças climáticas globais e o foi conquistada pelo Doutor em Mecânica Computacional Renato Cesar Pompeu. Ele desenvolveu um motor à combustão que reduz a emissão de gás carbônico, causador do efeito estufa no planeta. O produto irá propiciar um aproveitamento maior da energia do combustível refletindo em um rendimento térmico mais eficiente.
"Foram cerca de dois anos e meio de estudos e desenvolvimento da ideia que gerou uma invenção. A conquista é imensurável não só para mim, mas também para o nosso município por demonstrar que temos capacidade de criação e invenção de produtos", pontua o professor. O "motor Pompeu", nome dado para o invento, está em fase de construção e os testes práticos no produto deverão ser feitos até o fim do ano.
Em Cascavel, o pedido de carta de patente verde foi viabilizado pela empresa On Marcas - Agência de Inteligência em Propriedade Intelectual Internacional, que elaborou a documentação cumprindo os requisitos necessários estipulados pelo INPI (Instituto Nacional de Propriedade Intelectual), órgão regulamentador que recebe, analisa e concede os pedidos de patente em todo o País.
Segundo o diretor executivo de marcas da empresa, Ismael Gonçalves Taborda, a aquisição da patente verde é fruto de um trabalho minuncioso que durou dois anos até ser concedida pela INPI. "A patente verde está protegida dentro do Brasil. Agora estamos atuando para conseguir a patente a nível internacional e esse processo precisa ser feito de forma individualizada", explica Ismael. Até o momento, os pedidos de patente internacional foram feitos nos Estados Unidos, na União Europeia e na China.
Uma grande incentivadora dos pedidos de patentes no município é a Amic (Associação de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Oeste do Paraná). A partir do projeto Conecta Aamic, a entidade auxilia no processo de democratização desses pedidos de cartas de patentes para os micros e pequenos empresários que desejam patentear um produto ou processo. "A Amic está à disposição para ajudar os empresários nestes processos e angariar novas conquistas para nosso município e estado", reforça a gestora do Conecta Amic, Dulce Ragazzon. (Foto: Acervo pessoal)