Centro FAG desperta alunos para os desafios do mercado de trabalho
Com o objetivo de despertar os acadêmicos para o empreendedorismo e prepará-los para os desafios do mercado de trabalho na área da Tecnologia da Informação, alunos do 1º e 3º período de Engenharia de Software foram desafiados a desenvolver protótipos de aplicativos para solução de problemas reais da sociedade.
Os projetos foram desenvolvidos com base no modelo Canvas, utilizado para planejamento de startups, e na metodologia ágil SCRUM que é usado por muitas empresas de desenvolvimento de software.
Os acadêmicos tiveram a oportunidade participar de duas palestras do Startup Garage, projeto de empreendedorismo do Centro FAG em parceria com o Sebrae, e dessa forma tiveram mais conhecimento para aplicar o modelo Canvas em suas ideias e aperfeiçoarem seus projetos.
A atividade começou antes da pandemia de Covid-19. Com a suspensão das aulas presenciais, os projetos continuaram via plataforma virtual. Além do projeto, o terceiro período também elaborou artigo científico sobre o aplicativo ou sobre alguma tecnologia relacionada. Uma banca irá escolher os melhores trabalhos para publicação da revista de Tecnologia da FAG. "É uma forma de estimular a leitura, escrita e a pesquisa científica, assim conseguimos trabalhar a questão acadêmica e empreendedora ao mesmo tempo e tudo isso com projetos práticos", explica a professora Elaine Zanini.
Os professores André Helena, Leonardo Galeski e Elaine Zanini integraram as disciplinas de Algoritmos e Lógica de Programação; Introdução à Engenharia de Software; e Lógica Matemática durante o segundo bimestre, para o 1º período.
Já com o 3º período, a professora Elaine juntamente com os professores Fernando Incerti e Elenilton Dezengrini trabalharam juntos a disciplina Projeto Orientado a Objetos, que foi desenvolvida durante todo o semestre, além das matérias Modelagem de Software e Desenvolvimento Orientado a Objetos
Os resultados foram várias soluções inovadoras. O grupo de trabalho do acadêmico do primeiro período, Flávio Martins Dalpra, quer facilitar o acesso de motoristas aos serviços de mecânicos. "O objetivo é contornar situações adversas e proporcionar um contato direto com mecânicos competentes a fim de agilizar o conserto dos carros e o retorno dos clientes à sua rotina. O protótipo denominado Gear mescla a função de localização e monitoramento em tempo real e a disponibilidade de opções, consulta de preços e detalhes presentes", esclarece Flávio.
"A pandemia de Covid-19 não nos abateu. Tínhamos aulas on-line e conseguimos desenvolver o projeto compartilhando nossas ideias e conhecimento. Os professores nos deram todo o apoio necessário referente às dúvidas e questionamentos. Posso afirmar que durante todo o semestre tive um excelente desenvolvimento intelectual com o conteúdo apresentado", finaliza.
O projeto do grupo do acadêmico do 3º período, Cristian Cavalheiro, propôs um aplicativo pautado na mobilidade urbana. Uma solução para usuários de transporte coletivo, otimizando o acesso às linhas próximas, horários e localização do veículo. Dessa forma o usuário não tem seu tempo perdido ao ficar esperando em um ponto, sem saber quando o próximo ônibus chegará. "A criação de um projeto assim faz com que os integrantes sejam muito mais proativos e desenvolvam sua criatividade, correndo atrás de soluções e ideias que possam agregar ao desenvolvimento do projeto. Hoje o que conta para muitas empresas, mundo afora, é a personalidade daquele colaborador; exigem que os profissionais enxerguem fora da caixa, a fim de fazer algo diferente e inovador. Atividades assim nos mostram como o mercado funciona e nos obrigam a entrar no papel de profissional da tecnologia, com prazos, responsabilidades, cobranças, etc". reflete Cristian. (Foto: Divulgação)