A curva e a encruzilhada
Enquanto o presidente Jair Bolsonaro segue derrapando até em linha reta com declarações que sinalizam para uma grande preocupação com a questão econômica, mas não encontram sustentação científica, o catedrático ministro Luiz Henrique Mandetta, que é do vizinho estado do Mato Grosso do Sul, segue sua frenética perseguição pela inversão da curva de contágio do novo coronavírus, que nada mais é do que desacelerar a disseminação a ponto de evitar o colapso total do sistema de saúde e, com ele, uma mortandade de proporções inimagináveis. E para embolar ainda mais o meio de campo desse jogo, lógico, cumprem papel praticamente de camisa 10 alguns milhões de "especialistas" das redes sociais e da mídia tradicional, que não entendem patavinas do assunto, mas se portam como verdadeiros gênios brotados de lâmpadas mágicas. Por tudo isso, fosse este um clássico tipo Brasil x Argentina, não seria errado cravar que a vantagem a esta altura estaria com nosso rival histórico dos gramados. E falar em hermanos remete inevitavelmente ao papa Francisco, para os católicos o principal emissário de Deus na terra neste princípio de século XXI, e dele finalmente ao Criador do universo, a quem os cristãos de meia tigela ousam acusar de tê-los abandonado em uma encruzilhada capaz de reduzi-los aos milhões. Quem sabe isso tudo não seja providência divina para que nos demos conta, a um preço altíssimo, de que o embate homem x natureza já está no último minuto da prorrogação, mas que, mesmo assim, ainda há tempo para repensarmos uma lista interminável de condutas brotadas da incredulidade sobretudo daqueles que fizeram da ganância o seu esporte preferido e do dinheiro o seu "Deus".
Coronavírus I
Em Cianorte, cidade paranaense proporcionalmente mais atingida pela Covid-19 (já tem sete casos), o padre Bruno Rafael improvisou um confessionário à vista do público, na calçada da Igreja Matriz, para atender aos fiéis católicos. O fato vem rendendo muito bochicho por lá, com algumas pessoas ameaçando fazer até plantão para ver quantos políticos terão coragem de confessar seus pecados.
Coronavírus II
Já em Cascavel, onde nesta terça-feira de manhã foi confirmado o 11º caso de Covid-19 (de um paciente de 50 anos que viajou ao exterior), está praticamente pronto para entrar em operação o primeiro hospital de campanha de grande porte no Paraná. Montado no Centro de Convenções e Eventos, ele vai dispor de 59 leitos, oito salas de apoio, três salas de espera e outras dependências.
* Pílulas
* Os três concursos públicos que estão sendo organizados pela Prefeitura de Cascavel foram suspensos hoje. * A medida é válida por todo o período necessário para a superação da pandemia de Covid-19. * O Governo do Paraná incluiu ontem os encontros religiosos na lista de atividades essenciais e que podem funcionar normalmente nesse período de quarentena. * Mas hoje à tarde veio a público para esclarecer que isso vale só para aconselhamento individual e não para missas e cultos com reunião de pessoas.* Falta só a sanção de Ratinho Junior para entrar em vigor a lei através da qual a Assembleia Legislativa abrirá mão dos R$ 37,7 reservados para reforma e modernização de suas instalações. * Aprovada ontem em duas votações, a proposta é da mesa diretiva da Alep e destina esse dinheiro para ações do Governo do Estado no combate à pandemia de coronavírus. * Aliás, terão esse mesmo destino outros R$ 8 milhões que estão no caixa do Fundep (Fundo de Aparelhamento da Defensoria Pública). * Enquanto outras áreas vivem atormentadas pelo desemprego, o setor supermercadista está confiante numa recuperação rápida da economia brasileira. * Prova disso é que, juntas, as redes Carrefour, GPA e Big, que rivalizam no topo do segmento com o grupo cascavelense Super Muffato, acabam de anunciar a contratação de mais 11 mil trabalhadores temporários e efetivos País afora.