Vai um pinhão sapecado aí? Venda será liberada amanhã
Em tempos de quarentena, uma boa notícia aos paranaenses: o recém-criado IAT (Instituto Água e Terra), vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, libera a partir desta quarta-feira (1º) colheita, transporte, armazenamento e comercialização do pinhão. As normas e instruções são estabelecidas pela Portaria IAP nº 046/2015 e têm como objetivo conciliar a geração de renda e proteger a reprodução da araucária, árvore símbolo do Estado e ameaçada de extinção. Mas a venda de pinhão verde continua proibida.
"Quando o pinhão cai ao chão é uma oportunidade para animais, como a cutia, ajudarem a semear em outros lugares, garantindo a reprodução da araucária", explica o gerente de Monitoramento e Fiscalização do IAT, Alvaro Cesar de Góes.
MULTA
Quem for flagrado desrespeitando as normas estabelecidas estará sujeito a responder a processos administrativo e criminal, além de ser multado em R$ 300 para cada 60 quilos de pinhão. Denúncias sobre irregularidades podem ser feitas no link Fale Conosco, no site http://www.iap.pr.gov.br/, pelos telefones das regionais do IAT e Polícia Ambiental. (Foto: Gilson Abreu/ANPR)