Veja aqui o valor médio de um hectare de terra no PR
O Deral (Departamento de Economia Rural), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura, acaba de repassar à Receita Federal a tabela com o valor médio necessário para adquirir terras agricultáveis no Paraná. Disponível neste LINK, a tabela aponta a variação média do hectare e contribui para uma informação mais padronizada, facilitando assim aos agricultores na hora de prestar conta à Receita.
O responsável pelo trabalho, Hugo Godinho, explica como o cálculo beneficia os produtores. "Foi aplicado um desconto baseado na variação dos preços observados, para mostrar melhor a partir de que valor as terras costumam ser negociadas com mais frequência a fim de evitar que proprietários que possuam valores abaixo da média sejam prejudicados", afirma.
O documento do Deral destaca que a publicação da tabela não interfere na autonomia dos municípios em definir os valores de terras a serem informados para a Receita Federal, pois a subjetividade da definição permite interpretações alternativas.
Em relação a 2024, os preços aumentaram 6% em média, o que, segundo o chefe do Deral, Marcelo Garrido, mostra que o mercado de terras permanece desaquecido, apesar da grande valorização das commodities ocorrida em anos anteriores.
"As áreas mais aptas ao cultivo de grãos puxaram essa variação média para baixo, assim como regiões onde o clima tem sido recorrentemente desfavorável nas últimas safras, principalmente considerando as precipitações irregulares e abaixo da média", explica ele. (Foto: Roberto Dziura Jr/AENPR)