Calendário com ciclos da Lua auxilia agricultores familiares
O projeto Semeando Gestão lançou o Calendário Biodinâmico, material de parede com espaço para anotações manuais, que orienta os agricultores familiares sobre os melhores períodos para plantio, poda e colheita com base nos ciclos da Lua. A entrega foi realizada em Cascavel, durante visita técnica ao assentamento Valmir Mota de Oliveira, público-alvo da iniciativa que integra o escopo do Programa Itaipu Mais que Energia, alinhado às políticas agroecológicas nacionais.
A distribuição do calendário será feita por territórios, conforme o número de famílias cadastradas, mas quem quiser se antecipar pode acessar a versão digital clicando neste LINK. A atividade faz parte de um convênio firmado entre a Itaipu Binacional, o Itaipu Parquetec, a Cooperativa Central de Reforma Agrária do Paraná e o governo federal e visa incentivar a produção agroecológica, reforçando as práticas sustentáveis no campo.
O calendário é baseado nos princípios da agricultura biodinâmica, que busca criar um sistema agrícola autossustentável, em que solo, plantas, animais e pessoas interagem de forma harmoniosa, respeitando os ciclos da natureza e os ritmos astronômicos. (Foto: Guilherme Feliciano/Parquetec)