Futebol perde Espinosa, ex-treinador do Cascavel
O futebol brasileiro acaba de perder mais um de seus grandes personagens. Faleceu na manhã desta quinta-feira (27), no Rio de Janeiro, Valdir Espinosa. Ele estava com 72 anos de idade e foi vitimado por complicações advindas de uma cirurgia no intestino.
Gaúcho de Porto Alegre, Valdir Athaualpa Ramirez Espinosa esteve ligado ao futebol profissional ao longo dos últimos 50 anos. Lateral-direito de origem, defendeu como atleta profissional Grêmio Portoalegrense, CSA, Esportivo e Vitória.
Depois, como treinador, atuou em uma lista enorme de agremiações, dentre elas o antigo Cascavel Esporte Clube, pelo qual teve uma rápida passagem em 1984.
Também treinou Esportivo, Ceará, Londrina, Grêmio, Al-Hillal, Cerro Porteño, Botafogo, Flamengo, Atlético Mineiro, Palmeiras, Portuguesa de Desportos, Corinthians, Fluminense, Tokyo Verdy, Coritiba, Vitória, Atlético Paranaense, Brasiliense, Fortaleza, Flamengo, Santa Cruz, Vasco da Gama, Duque de Caxias, Metropolitano e Las Vegas City. Seu melhor desempenho foi à frente do Grêmio, pelo qual se sagrou campeão da Libertadores e do Mundial de Clubes em 1983.
Atualmente Espinosa era coordenador técnico do Botafogo do Rio, mas mesmo quando não tinha ligação com nenhum clube continuou vinculado ao esporte, tendo sido comentarista do SporTV e da Rádio Globo entre 2008 e 2010.