Roman continuará deputado
A notícia de que Ney Leprevost irá deixar em abril o cargo de secretário estadual de Justiça, Família e Trabalho para reassumir seu mandato de deputado federal teve repercussão imediata nos bastidores políticos de Cascavel nesta segunda-feira. Alguns mais afoitos chegaram a comentar que, com isso, Evandro Roman teria que deixar a Câmara dos Deputados, o que não procede. Quem perde a vaga, na verdade, é Reinhold Stephanes Junior, que terminou a última eleição como segundo suplente do PSD. Como assumiu na condição de primeiro suplente, Roman seguirá em Brasília no lugar de Sandro Alex, que continuará como secretário de Infraestrutura e Logística do Governo Ratinho Junior. Leprevost, a propósito, está deixando o governo não por divergências com Ratinho, mas para poder se empenhar de forma mais efetiva para viabilizar sua candidatura à Prefeitura de Curitiba.
Convalescendo
Por falar em Roman, ele só vai retornar a Brasília na próxima semana, pois está se recuperando de uma cirurgia de caráter preventivo a que se submeteu por recomendação do médico e amigo Univaldo Sagae. A intervenção ocorreu ainda na quinta-feira passada e Roman já recebeu alta, mas tem recomendação expressa para ficar praticamente imóvel para facilitar a cicatrização.
Quem será o...
A possibilidade de Leonaldo Paranhos não ser candidato à reeleição é igual a zero. Qualquer outro com os elevados índices de aprovação popular e intenção de voto que tem, não abriria mão disso. Logo, é passada a hora de os analistas de plantão deixarem de lado o debate inócuo em torno da possibilidade de o atual prefeito de Cascavel não postular a reeleição.
...vice de Paranhos?
O debate deve ser centralizado em torno de quem será o vice. Em Cascavel para prestigiar o Show Rural, Jorge Lange deixou claro hoje que o PSD não abre mão da vaga, mesmo que ele tenha que deixar temporariamente a presidência da Cohapar para concorrer novamente. Sabe-se, no entanto, que no grupo de apoio ao atual prefeito há vários outros pretendentes, dentre eles Renato Silva e Plínio Destro.
Idosos
A chamada terceira idade deverá ganhar uma atenção ainda maior do poder público em Cascavel. Em sua primeira sessão de 2020, a Câmara aprovou hoje projeto da Prefeitura instituindo o programa FeliCidade do Idoso, que prevê uma série de ações para oferecer"um processo de envelhecimento ativo, saudável e autônomo"a essa importante parcela da população.
PRP desfalcado
Foi sepultado na manhã desta segunda-feira o corpo de Afonso Celso Rangel Santos, dono da Universidade Tuiuti e que faleceu ontem, aos 62 anos, vítima de infarto. Ele era pré-candidato a prefeito de Curitiba pelo PRP, que talvez agora nem lance mais um nome à sucessão de Rafael Greca.
* Pílulas
* A sessão inaugural do novo ano legislativo na Câmara de Cascavel não trouxe nenhuma novidade importante além da aprovação do programa FeliCidade do Idoso. * É que dos três outros projetos que estavam na pauta, dois eram para prestar homenagens e um para instituir na cidade uma semana de prevenção ao AVC. * A Assembleia Legislativa do Paraná também retoma oficialmente as atividades nesta segunda-feira à tarde. * Só que a primeira sessão do novo ano legislativo não tem nenhum projeto em pauta, apenas a apresentação da situação econômica e administrativa pelo Governo do Estado. * O Podemos cogita o nome da professora universitária Carol Arns como candidata à sucessão de Rafael Greca na Prefeitura de Curitiba. * Detalhe: Carol é filha do senador Flávio Arns, da Rede Sustentabilidade, e sobrinha de Dom Paulo Evaristo Arns e Zilda Arns.