Berté não está de brincadeira
Pessoas próximas de Juarez Berté, um dos mais carismáticos personagens da política cascavelense, asseguram não ser balão de ensaio sua pré-candidatura à sucessão de Leonaldo Paranhos. E ele próprio não tem deixado margem para dúvidas a respeito do assunto. "Nunca estive tão certo do que devo fazer", disse Berté nesta quinta-feira (30), poucas horas após ter sido motivo de inúmeras cogitações nos grupos políticos de Whatsapp por aparecer em uma foto ao lado do deputado federal Filipe Barros, encarregado de liderar a montagem, no Paraná, do novo partido do presidente da República, o Aliança. "Serei candidato da direita", acrescentou Berté, lembrando que foi um dos primeiros políticos cascavelenses a abraçar a candidatura de Jair Bolsonaro. Ex-vereador e ex-secretário municipal por duas ocasiões, ele tem convite para mudar para o PP, mas não cogita deixar o DEM, partido do qual é o atual presidente.
Partido Novo...
Por algum tempo o Novo passou a ideia de que estava inaugurando uma nova forma de fazer política. Afinal, além de adotar critérios rigorosos para absorver novos filiados em seus quadros, buscou implantar uma forma criteriosa e totalmente incomum para definir seus candidatos majoritários: por meio de uma espécie de vestibular capaz de mensurar o conhecimento e a capacidade dos pretendentes.
...práticas velhas
Mas parece que tudo não passou de um sonho de verão, pois na maior parte do País o Novo sequer participará das eleições municipais de outubro próximo. No Paraná, por exemplo, o partido só disputará as prefeituras de Curitiba e São José dos Pinhais. E no caso de Cascavel, em um rompante de puro autoritarismo, a direção estadual agiu como dona da sigla e determinou que o partido não lance nem mesmo candidatos a vereador, para indignação de inúmeros filiados que já buscam espaço em outras siglas.
De regresso
Após um ano e meio desempenhando com eficiência a função de secretário de Comunicação da Prefeitura de Foz do Iguaçu, o jornalista Madson Oliveira retorna a Cascavel de mala e cuia já na próxima semana. Filiado ao PDT, que agora está com Marcio Pacheco, ele vai disputar pela segunda vez uma cadeira no Legislativo cascavelense. Da primeira vez que concorreu, em 2008, Madson não se elegeu por pouco, pois obteve quase 1.200 votos.
Duplicação da 277
Leonaldo Paranhos voltou a ser recebido por Ratinho Junior na manhã desta quinta-feira, no Palácio Iguaçu. O encontro teve como ponto alto a entrega, ao governador, do relatório de impacto da duplicação da BR-277 entre o posto da Polícia Rodoviária Federal e o trevo de acesso ao distrito de São João, que foi elaborado pelas entidades integrantes do chamado G8. O Estado quer licitar a obra ainda em fevereiro, mas já é a terceira ou quarta vez que esse tipo de anúncio é feito.
Novo hospital
Nesse encontro o prefeito de Cascavel também pediu o empenho do governador pela liberação de recursos da Secretaria de Estado da Saúde para assegurar o funcionamento do Hospital de Retaguarda, lá atrás conhecido como Santa Catarina/Jácomo Lunardelli. Já está definido que a operacionalização será feita pelo Município em parceria com o Consamu.
* Pílulas
* José Romualdo Pedro, o Zezinho, reassumiu nesta quinta-feira de manhã o comando da Prefeitura Municipal de Lindoeste. * Sua volta ocorreu por decisão tomada dois dias atrás pelo Tribunal de Justiça, que determinou a suspensão até o trânsito em julgado da cassação do mandato pela Câmara, ocorrida no início do mês. * Depois de várias legislaturas, a Câmara de Foz do Iguaçu finalmente voltou a ocupar espaço na imprensa como tema de uma notícia boa. * Isso ocorreu por conta da redução para menos da metade dos gastos com diárias e passagens e da devolução de R$ 13,3 milhões aos cofres do Município. * Ao menos no Paraná, não é por má vontade da Justiça que o Aliança, novo partido do presidente Jair Bolsonaro, deixará de se organizar a tempo de participar das eleições municipais deste ano. * O corregedor-geral do TJ, desembargador José Ancieto, autorizou que a autenticação das assinaturas dos filiados seja feita fora dos cartórios.