Tupãssi comemora 36 anos com Arrancadão de Jericos
Com população estimada pelo IBGE em pouco mais de 8 mil habitantes e um dos mais jovens municípios do Oeste do Paraná, Tupãssi celebra em grande estilo, neste domingo (8), mais que o 36º aniversário de emancipação. "Também comemoramos um grande salto de desenvolvimento, pois muita coisa está sendo feita para melhorar a qualidade de vida da nossa população", diz o prefeito Ailton Caiero da Silva, o Ito.
Ele destaca principalmente a melhoria da estrada que liga Jotaesse a Brasiliana, dois dos três distritos que compõem o Município. R$ 550 mil estão sendo investidos em pouco mais de 10 km de colocação de camada asfáltica sobre as pedras irregulares. "Nosso objetivo é melhorar as estradas de todo o Município", ressalta Ito, lembrando que a economia de Tupãssi é baseada fundamente na agricultura e que em breve também será entregue a pavimentação da ligação com Cafelândia.
O ponto alto da programação de aniversário será a realização do 12º Arrancadão de Jericos, um dos maiores e mais tradicionais eventos do gênero no Paraná. Marcado para o Estádio Adizio Figueiredo dos Santos, a competição começará às 14 horas e deverá contar com a participação de quase 30 competidores para fazer a alegria de um público estimado em cerca de 5 mil pessoas.
HISTÓRIA
Fazendo fronteira com Cascavel (a distância entre as duas cidades é de menos de 50 km), Tupãssi começou a ser colonizada por agricultores vindos do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Norte do Paraná, São Paulo e Minas Gerais entre as décadas de 1940/50, quando se chamava "Gleba Quatro Lambari" e pertencia a Guaíra. No início da década de 1960 o povoado passou a fazer parte de Toledo e em 1967 passou a se chamar Novo Tupãssi e pertencer a Assis Chateaubriand.
Um plebiscito em novembro de 1979 decidiu pela emancipação e o Município foi criado em 27 de dezembro daquele mesmo ano e instalado apenas em 1º de fevereiro de 1983, com a posse do primeiro prefeito e dos primeiros vereadores. No entanto, uma lei municipal determinou que o aniversário fosse celebra sempre no dia 8 de dezembro, data mais favorável para que os agricultores possam participar efetivamente das comemorações.