Micro e pequenos empresários elegem seus principais desafios
Conquistar novos clientes, vender mais e a carga tributária estão entre os principais desafios apontados pelos donos de micro e pequenos negócios no Paraná. Os dados são da pesquisa sobre o Perfil da Microempresa (ME) e Empresa de Pequeno Porte (EPP), do Sebrae Nacional, envolvendo mais de 10 mil empreendedores de todo o País. No Paraná foram 408 entrevistas.
O trabalho identificou que, na opinião de 21% dos empreendedores do Estado, conquistar clientes e vender mais é a maior dificuldade para quem decide abrir o próprio negócio. Outros 19% apontaram a carga tributária como obstáculo, enquanto 10% dos paranaenses afirmaram não enfrentar adversidades. As dificuldades com a carga tributária se refletem no número de 70% dos empreendedores que afirmaram já ter atrasado os pagamentos de impostos, mas hoje estão em dia. Em nível nacional a porcentagem é de 55%. Entre outras dificuldades identificadas pela pesquisa, apareceram a mão de obra, inadimplência e a competição com concorrentes.
Segundo a gerente da Unidade de Atendimento e Relacionamento do Sebrae/PR, Vania Paula Cruz, uma das dicas para superar as principais dificuldades está em oferecer um produto ou serviço mais especializado e com maior valor agregado. "O Sebrae indica que o empreendedor conheça o seu cliente, segmente sua solução e divulgue nos canis que o cliente mais utiliza. Quando conheço o cliente, posso ser mais assertivo na entrega e ele aceitará pagar um valor maior pelo produto, permitindo a inclusão dos impostos na formação do preço de vendas. Dessa forma, é possível absorver a carga tributária sem que isso afete o fluxo de caixa", afirma.
A pesquisa do Sebrae também confirmou a importância da formalização para os donos de micro e pequenas empresas. Para 76% deles, ter um CNPJ melhorou as condições de compra da empresa e, para 74%, a formalização permitiu à empresa obter ganhos maiores, índice acima do nível nacional, de 70%. Além disso, o próprio negócio representa, para 68% dos entrevistados, a única fonte de renda.
Vania indica que a formalização pode ser importante para os empresários em relação à compra de produtos por parte de fornecedores que realizam vendas apenas para pessoas jurídicas, oferecendo mais opções ao empreendedor. Ela também aponta os benefícios em relação às linhas de financiamento."Quando o empresário é formalizado, consegue financiamentos a taxas mais atraentes, porque isso oferece menos riscos para quem empresta o dinheiro. O CNPJ traz credibilidade e também oportuniza mais vendas para os empresários, inclusive para o setor público?, ressalta.
O levantamento indicou que 71% das empresas entrevistadas está em atividade e apontou ainda uma média de nove anos de existência para as empresas. A formalização aconteceu, em média, após 15,7 anos de trabalho informal. Além disso, 81% delas acreditam que devem crescer e mudar de porte nos próximos anos.
Para continuar aperfeiçoando a atuação da empresa, a maioria dos empreendedores do Paraná apontou que sente a necessidade de mais capacitação. Metade dos empreendedores paranaenses deseja se capacitar na área de controles financeiros, 42% em propaganda e marketing, 41% em atendimento ao cliente e 40% em melhoria de qualidade do produto ou serviço. Ao todo, 37% deles realizaria cursos presenciais e 32% online.
NÚMEROS DO PARANÁ
21% avaliam a dificuldade de conquistar a clientela como maior desafio
19% reclamam da carga tributária
50% desejam maior qualificação nas áreas de controle e gestão financeira
70% já atrasaram o pagamento de impostos, mas hoje estão em dia
81% acreditam que vão mudar de porte nos próximos anos
68% têm a atividade de empresário é a única fonte de renda
58% estão no negócio por ter tido conhecimento ou experiência
74% afirmam que a formalização os ajudou a ganhar mais
64% vendem produtos e serviços para outras empresas