Uma cidade sem prefeito
Um processo motivado pela compra de 6,5 toneladas de bolos e salgados com dinheiro da Prefeitura de Quedas do Iguaçu acaba de protagonizar algo inusitado na política do Paraná. A administração da cidade ficou acéfala durante uma semana inteira, depois que a prefeita Marlene Revers teve o mandato cassado na sexta-feira (6) e o vice Anelson Ubialli deixou de comparecer à sessão solene da Câmara de Vereadores para ser efetivado no cargo, que deveria ter sido realizada na quinta. O problema foi resolvido apenas no dia seguinte, mas ainda assim de forma provisória, depois que Vitor Toffoli, juiz da Comarca de Quedas, deferiu liminar suspendendo o decreto legislativo sobre a cassação e determinando que Marlene reassumisse o mandato. A decisão do magistrado foi baseada na tese dos advogados da prefeita alegando que o processo de cassação desrespeitou os trâmites estabelecidos pelo Regimento Interno, não dando com isso o tempo necessário para que pudessem preparar a defesa.
Fim da Cettrans
A Câmara de Cascavel terá não uma, mas três sessões nesta terça-feira (13). Imediatamente após a reunião ordinária, marcada para as 14h, serão realizadas duas extraordinárias para deliberar sobre a proposta do Executivo que extingue a Cettrans e cria em seu lugar a Transitar, uma autarquia municipal de mobilidade, trânsito e cidadania. Emendas ao projeto poderão ser apresentadas apenas até as 17h de hoje.
Inadministrável
A oposição na Câmara está esperneando com o intuito de impedir a extinção da Cettrans, em uma atitude criticada por quase dez entre dez cascavelenses. Vale lembrar que os relatórios oficiais estão repletos de dados apontando que a atual companhia gasta mais do que arrecada e quem banca esse prejuízo são os contribuintes em geral. A propósito, durante a sessão de hoje foi derrubado, por 14 votos a 4, o parecer contrário ao projeto exarado pela Comissão de Economia, Orçamento e Finanças da Casa.
Não foi dessa vez
Ainda sobre a sessão desta segunda-feira, havia a expectativa de que fosse aprovado projeto dos vereadores Fernando Hallberg, Policial Madril, Aldonir Cabral, Alécio Espínola, Josué de Souza, Olavo Santos, Roberto Parra, Valdecir Alcântara e Jaime Vasatta proibindo a venda de bebidas alcoólicas em todas as praças esportivas pertencentes à Prefeitura de Cascavel, dentre elas o Estádio Olímpico e o Centro Esportivo Ciro Nardi. Mas a votação foi adiada por oito sessões.
Data-base
Começou a tramitar nesta segunda-feira, na Assembleia Legislativa, o substitutivo geral do projeto de lei que trata da data-base do funcionalismo público estadual do Paraná. Encaminhada pelo Governo na sexta-feira passada, a proposta altera datas e percentuais de reajuste, dentro do que foi acordado com representantes dos servidores no mês passado.
Parcelamento
O índice total do reajuste será de 5,08%, com a aplicação de uma parcela de 2% em janeiro de 2020 e mais duas parcelas, de 1,5% cada, em janeiro de 2021 e janeiro de 2022. Apesar de modesto, esse reajuste terá um impacto total sobre a folha do Executivo da ordem de R$ 2,1 bilhões.
Pobres acadêmicos
Os sindicatos que representam os docentes e os servidores da Unioeste deliberaram no fim de semana pelo fim da greve na universidade, deflagrada, cá entre nós, sem um motivo plausível. Ocorre, porém, que enquanto um decidiu pela volta ao trabalho hoje, o outro decidiu pela retomada das atividades apenas na quarta-feira (14). Advinha quem vai pagar mais esse pato!
* Pílulas
* Mais um representante das Forças Armadas foi nomeado nesta segunda-feira pelo presidente Jair Bolsonaro para integrar a nova direção da Itaipu Binacional. * Trata-se do contra-almirante da Marinha Paulo Roberto da Silva Xavier, que vai assumir o cargo de diretor administrativo em substituição a João Pereira. * Ainda sobre a tríplice fronteira, a informação a seguir é de real interesse aos milhares e milhares de brasileiros que atravessam diariamente a Ponte da Amizade para fazer compras no lado paraguaio. * A Prefeitura de Cidade do Leste decidiu retomar nesta semana a cobrança de taxa de estacionamento nas ruas centrais. E já escalou 62 fiscais para assegurar que ninguém fique sem pagar a taxa, fixada em 4 mil guaranis por hora. * Não é lá muito difícil de entender os motivos pelos quais a saúde é uma das principais reclamações dos paranaenses. * Levantamento da Secretaria de Estado da Saúde revelou que apenas 154 das 399 cidades do Estado possuem hospitais. * E dos 482 hospitais existentes, quase um terço está concentrado em apenas três cidades: 69 em Curitiba, 29 em Londrina e 21 em Cascavel. Já Maringá possui 19 e Ponta Grossa 10. * Começaram nesta segunda-feira as inscrições ao concurso destinado a preencher 90 vagas na Polícia Militar e outras 20 vagas no Corpo de Bombeiros do Paraná. * O salário inicial ofertado é de R$ 3.213,61 e os interessados devem se inscrever na página do Núcleo de Concursos da UFPR.