Chega ao fim a greve dos servidores estaduais do PR
Segundo a APP-Sindicato, mais de 2 mil professores e servidores da rede estadual de ensino estiveram reunidos neste sábado (13) em frente ao Palácio Iguaçu, em Curitiba, e deliberaram por maioria de votos pelo fim da greve iniciada no último dia 25 e que chegou a contar com a participação de servidores de outras áreas. As atividades serão retomadas na segunda-feira.
"A maioria compreendeu que a greve foi um movimento vitorioso pela organização da categoria e a unidade dos servidores. Discordamos dos números do governo e vamos continuar acompanhando a evolução da receita que já apresenta crescimento", explicou o presidente da APP, professor Hermes Silva Leão.
Uma nova assembleia já foi marcada para 10 de agosto, logo após o retorno do recesso da Assembleia Legislativa do Paraná, para analisar se o governo irá cumprir na íntegra a proposta de acordo formalizada ontem. Caso alguns itens sejam deixados de lado, a categoria pode aprovar o retorno à greve.
A última proposta apresentada pelo governador Ratinho Junior um reajuste equivalente à inflação de abril de 2018 a maio de 2019 a ser pago em três parcelas: 2% em janeiro de 2020, 1,5% em janeiro de 2021 e 1,5% em janeiro de 2022. Na proposta anterior, o governo havia proposto 0,5% em outubro de 2019 e 1,5% em março de 2020 e condicionado a possibilidade de pagar o restante, em 2021 e 2022, ao crescimento da receita corrente líquida. (Foto: Divulgação APP-Sindicato)