Transporte coletivo de novo sob o controle da Prefeitura
Reunida extraordinariamente na tarde desta terça-feira (9), a Câmara de Cascavel aprovou em duas votações (ambas por 16 votos a 4), o projeto do Executivo que devolve à Prefeitura o controle sobre a venda de passagens do transporte coletivo - no sistema atual, o Município apenas fiscaliza.
A medida não foi do agrado das empresas, que tentaram sem sucesso convencer os vereadores a não aprovarem a alteração. Segundo elas, a Cettrans tem 13 servidores aptos para conferir a veracidade dos números por elas apresentados.
O Município, por sua vez, entende que isso dará uma transparência maior e lhe permitirá uma condição mais favorável de organizar a nova licitação do transporte coletivo, que precisará ser feita até 2021.
Com a mudança aprovada hoje, o parágrafo único do art. 1º da Lei nº 5.958 passa a ter a seguinte redação: "Incumbe ao Poder Executivo Municipal regulamentar a concessão de serviço público de Transporte Coletivo de Passageiros no Município de Cascavel, competindo-lhe o gerenciamento, controle, fiscalização, emissão de normas e regulamentos, aplicação de penalidades e demais atos pertinentes a concessão de referido serviço público".
Carlinhos de Oliveira, Celso Dal Molin, Aldonir Cabral, Sidnei Mazutti, Jorge Bocasanta, Jaime Vasatta, Josué de Souza, Mauro Seibert, Misael Junior, Olavo Santos, Roberto Parra, Rafael Brugnerotto, Romulo Quintino, Serginho Ribeiro, Valdecir Alcântara e Paulo Porto votaram a favor da mudança, enquanto Fernando Hallberg, Pedro Sampaio, Nadir Lovera e Policial Madril votaram contra. (Foto: Arquivo)