Reajuste dos servidores só será votado em agosto
Em entrevista nesta segunda-feira (8), o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano, relatou que os trabalhos do primeiro semestre legislativo serão encerrados nesta semana e que a proposta de reajuste dos servidores do Poder Executivo, encaminhada ao legislativo na semana passada, será discutida somente a partir de agosto.
"A ideia era pautarmos esse projeto ainda no dia de hoje, mas parece que há um processo de negociação com o Governo e a liderança do Governo me pediu para que a gente não colocasse na pauta", relatou. "Imagino que vamos tratar deste assunto só no mês de agosto. Os entendimentos estão ainda em fase de construção e eu não colocarei em pauta esta matéria neste período", acrescentou.
Traiano disse ainda que pretende zerar a pauta de votação ainda nessa semana, já que a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) está em votação de redação final na sessão desta segunda-feira (8) e não existem outros projetos que comprometam os trabalhos legislativos de plenário. "Vou zerar o período legislativo nesta semana. O único projeto do Governo ainda pendente é a convalidação dos benefícios fiscais que pretendo aprovar até quarta-feira. Fora isso não tem nenhum tema mais que comprometa a continuidade desse período", finalizou.
NOVA PROPOSTA
O atraso na votação se deve, em parte, ao fato de o governo ter feito nesta segunda-feira (8) uma nova proposta à categoria. Agora o Executivo acena com a possibilidade de pagar uma reposição de 2% em janeiro de 2020 e o restante parcelado até 2022 de acordo com o cronograma original. O Fórum das Entidades Sindicais manteve a exigência de reajuste imediato de 4,94%, referente à inflação de abril de 2018 a maio de 2019, mas sinalizou com a possibilidade de aceitar o parcelamento, desde que os 2% sejam pagos em outubro deste ano. (Foto: Divulgação Alep)