Casos de Influenza crescem 60 vezes em menos de 5 meses
A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná divulgou nesta terça-feira (27) mais um alerta a todos os paranaenses diante do crescimento vertiginoso da presença do vírus Influenza nas amostras analisadas pelo Lacen (Laboratório Central do Estado). A presença dele foi constatada em nada menos que 30,5% das amostras positivas na última semana, um salto preocupante se comparado aos 0,5% registrados em janeiro.
As coletas são realizadas em hospitais e serviços de saúde, além das unidades sentinelas, distribuídas em todas as regiões do Paraná, que enviam amostras aleatórias de pacientes com sintomas respiratórios ao Lacen. Se a tendência de crescimento se mantiver, maio poderá registrar o maior número de amostras positivas para o vírus Influenza desde janeiro de 2023, quando foi decretado oficialmente o fim da pandemia de Covid-19.
Os dados mais recentes de monitoramento dos vírus respiratórios também mostram que, em 2025, o Paraná já confirmou 611 casos e 56 mortes por síndromes respiratórias associadas à Influenza.
"O crescimento da Influenza nas amostras analisadas acende mais um sinal de alerta. É fundamental que os grupos prioritários procurem os postos de saúde para se imunizar", destacou o secretário Beto Preto, ressaltando que a vacina está disponível em toda rede de saúde do Estado. (Foto: Roberto Dziura Jr/AENPR)