Deputada é condenada à perda do mandato e dez anos de prisão
Perda do mandato de deputada federal por São Paulo, dez anos de prisão e pagamento de R$ 2 milhões (divididos em partes iguais com o hacker e réu confesso Walter Delgatti) foram as penas impostas pela Primeira Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) a Carla Zambelli.
O julgamento se estendeu de sexta-feira passada (9) até a noite desta quarta (14) e a decisão foi unânime, ou seja, com os votos favoráveis de todos os ministros integrantes do grupo: Alexandre de Moraes, Flávio Dino, Cristiano Zanin, Luiz Fux e Carmem Lúcia.
Mas essa condenação, em que ainda cabe recurso, nada tem a ver com o caso em que a parlamentar foi processada por sacar uma arma de fogo e perseguir o jornalista Luan Araújo na véspera do segundo turno da eleição de 2022, e sim com o caso em que foi processada por invasão do sistema eletrônico do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), em 2023.
Imediatamente após o término do julgamento, a defesa de Carla Zambelli emitiu nota considerando o resultado do julgamento "absolutamente injusto" e sustentando que ela foi condenada "sem provas irrefutáveis". (Foto: Vinícius Loures/Câmara dos Deputados)