Personalidades celebram 90 anos de Ives Gandra Martins
Um almoço no Restaurante Sal Gastronomia, em São Paulo, reuniu juristas, políticos, acadêmicos e dirigentes de entidades para homenagear o legado e os 90 anos do jurista e professor Ives Gandra da Silva Martins, articulista do portal Alerta Paraná. O evento foi idealizado pelo advogado tributarista e especialista em agronegócio Eduardo Berbigier, com o apoio de amigos, admiradores e juristas que reconhecem a vasta obra intelectual e a enorme contribuição do homenageado para o país.
Consideramos fundamental celebrar a vida e o legado do Professor Ives Gandra", enfatizou Eduardo Berbigier, um dos organizadores do evento. "Sua longevidade e atuação em temas cruciais do direito e da salvaguarda do Estado Democrático o consagraram como uma voz firme e de suma importância para o Brasil", acrescentou.
"A carreira do Professor Ives Gandra se distingue pela coerência de princípios e pela defesa da cidadania e da plena democracia. Suas obras são leitura essencial, e sua atuação como docente, advogado, parecerista e articulista modelou e continua a influenciar o pensamento daqueles que atuam no direito e que buscam reflexões sobre o atual cenário político, econômico e social do país", complementou.
Em seu discurso de agradecimento, Ives Gandra abordou o panorama político e jurídico atual com sua reconhecida franqueza, expressando preocupações com relação à atuação do STF (Supremo Tribunal Federal). "Hoje eles são obrigados a andar com seguranças porque se transformaram também um poder político", asseverou.
O renomado jurista também declarou que o STF está "invadindo competências do Congresso" e que os ministros vêm "legislando" e interpretando a lei "em causa própria". Em sua análise, "A democracia brasileira é exercida pelo povo através de seus representantes no Legislativo e no Executivo. O Judiciário é um poder técnico que tem que respeitar a lei que só os outros dois poderes podem fazer".
PRESENÇAS
Além de familiares, o encontro reuniu o ministro aposentado do STF Francisco Rezek, os secretários estaduais paulistas Guilherme Afif Domingos, Fábio Prieto, Marcos da Costa e José Renato Nalini, o deputado estadual Lucas Bovi, o deputado federal Antonio Brito, os renomados advogados Modesto Carvalhosa, Heleno Torres, Roque Carrazza, Ivete Senise, Rogério Gandra Martins, Antonio Penteado Mendonça, Luis Flora, Paulo Aires Barreto e Samantha Meyer, empresários Ivo Dall Acqua Júnior, Márcio Olívio Fernandes e Reinaldo Pedro Corrêa e o presidente do São Paulo Futebol Clube, Julio Casares, dentre outras personalidades. (Foto: Reinaldo de Maria/Divulgação)