Italianos conhecem potencial do agronegócio do Oeste do Paraná
O presidente da Coopavel, Dilvo Grolli, recepcionou uma comitiva de representantes da região italiana da Emília-Romagna interessada em conhecer mais detalhadamente sobre o agronegócio brasileiro, e particularmente do Oeste do Paraná. Na ocasião ele destacou que a produção brasileira de grãos chega atualmente a 330 milhões de toneladas e deve ultrapassar 400 milhões até 2030 - o Paraná, com apenas 2,3% do território nacional, é responsável por 44,5 milhões de toneladas.
Na ocasião, Grolli teve a oportunidade de falar da atuação das cooperativas, especialmente no Paraná, hoje responsáveis por 70% da soja, 62% do milho e 55% do trigo que, além de 48% dos frangos, 46% dos suínos, 43% do leite e 30% dos peixes produzidos no Brasil.
Dilvo informou aos italianos que a próxima edição do Show Rural será de 9 a 13 de fevereiro de 2025, e que na deste ano o evento movimentou R$ 7 bilhões e recebeu mais de 400 mil visitantes em apenas cinco dias. Por sua vez, o coordenador do Espaço Impulso, Kleberson Angelossi, apresentou à comitiva o hub de inovação para o agro mantido em parceria pela Coopavel e Itaipu Parquetec.
A COMITIVA
A comitiva que esteve em Cascavel foi composta por nove integrantes, seis da Itália e três do Brasil, em missão organizada pela Fundação Araucária. O grupo se reuniu com representantes de instituições de destaque da Emília-Romagna: a ART-ER, agência de promoção da inovação regional; a Confcooperative Emilia-Romagna, que reúne mais de 4 mil cooperativas, e a Universidade de Ferrara, uma das mais antigas da Europa.
A missão buscou ampliar cooperação em ciência, tecnologia, inovação e cooperativismo com o Paraná, com base em acordos já existentes e entre seus integrantes estiveram o diretor-geral da ART-ER, Roberto Righetti; o assessor internacional Enrico Saltarelli; o vice-presidente da Confcooperative Emilia-Romagna, Roberto Savini; e três emissários da Universidade de Ferrara: os professores Monia Castellini e Matteo D’Alfonso e a pesquisadora Alessia Benizzi. Antes de visitar a Coopavel, o grupo esteve em Foz do Iguaçu em tratativas com o Naipi Trinacional e também visitou a Frimesa, em Medianeira, e o Biopark, em Toledo. (Foto: Divulgação)