Em Foz, usuários ajudarão a remodelar transporte coletivo
A gestão do prefeito Silva e Luna decidiu apelar aos próprios usuários para escolher um modelo mais adequado para operação do transporte coletivo urbano de Foz do Iguaçu. Pesquisa encomendada a uma empresa de consultoria e irá definir o novo formato.
Mas isso não ocorrerá tão rápido assim, pois o cronograma, apresentado em reunião da superintendente da Foztrans, Aline Maicrovicz, com o prefeito e técnicos responsáveis pelo trabalho, aponta que a elaboração do projeto demandará 16 meses, e que outros seis meses serão necessários para a licitação do novo modelo.
"A partir de junho, daremos início às pesquisas de campo em toda a cidade, com abordagens nos ônibus e entrevistas domiciliares. Nosso objetivo é entender como as pessoas se deslocam hoje e quais são as reais necessidades da população", explicou Aline.
"Estamos dando um passo fundamental para garantir um transporte mais moderno, eficiente e acessível. A cidade cresceu, e é urgente reestruturar o sistema para atender melhor quem depende dele todos os dias", afirmou Silva e Luna, acrescentando que o objetivo é construir um sistema conectado à realidade atual de Foz do Iguaçu, com foco em mobilidade, inclusão social e sustentabilidade.
Atualmente, de 50 a 55 mil pessoas usam diariamente o transporte coletivo de Foz do Iguaçu, que cobre praticamente toda a cidade e até algumas áreas rurais, como são os casos Alto da Boa Vista, Remanso Grande e Arroio Dourado. (Foto: Divulgação PMFI)