Inédito: Estado bancará conclusão das obras do mini hospital da Apae
A Secretaria de Estado da Saúde formalizou na tarde desta terça-feira (28) o repasse de R$ 1,8 milhão para que a Apae de Cascavel finalmente conclua as obras de seu centro de saúde, também chamado de mini hospital.
O ato teve a participação do deputado estadual Marcio Pacheco, que encabeçou a articulação que resultou nessa liberação, do secretário estadual Beto Preto, do suplente de senador e ex-presidente da Apae Vilson Basso, do atual presidente João Maschio e do diretor Rosel Bobato.
"Estou imensamente feliz com essa conquista. Quem conhece o trabalho que as Apaes realizam sabe do tamanho da paixão e do amor que existem lá dentro. Quando recebemos essa demanda, não medimos esforços junto ao Governo do Estado para possibilitar a liberação do recurso. Uma luta de um ano. Hoje é um dia histórico", comemorou Pacheco.
O presidente Maschio também falou sobre a liberação do recurso. "É muito importante para nós recebermos esse apoio para terminarmos essa obra no próximo ano. Agradecemos pelo empenho de todos nessa quebra de paradigmas, e por toda a sensibilidade que tiveram com a Apae", afirmou.
"Já temos convênios com as Apaes do Paraná para atendimentos pelo SUS e hoje assinamos, de maneira inédita, com a orientação do governador Ratinho Junior, este recurso para a finalização da obra deste espaço. É a primeira vez que o governo destina recursos próprios para convênios de obras com as Apaes", historiou Beto Preto.
DEMANDA ALTA
Fundada ainda em 1971, a Apae de Cascavel realiza atualmente 5 mil atendimentos por mês, capacidade que dobrará com a conclusão de sua ampliação. O Centro de Saúde contará com 27 salas, uma estrutura moderna atendendo todos os critérios de acessibilidade, e proporcionará um ambiente adequado e unificado para as áreas de assistência social, terapias, psicologia, fisioterapia, fonoaudiologia e hidroterapia, entre outros.
No piso inferior ficarão recepção, consultórios médicos e odontológicos, fisioterapia, psicologia, banheiros, integração sensorial, piscina aquecida e vestiários. No superior, está previsto um auditório para reuniões, formação e capacitação de funcionários, grupos de estudos com famílias e outras atividades promovidas pela entidade. (Foto: Divulgação)