O legado da Itaipu ao Oeste
Nos últimos quatro anos a Itaipu promoveu uma forte transformação na infraestrutura do Oeste do Paraná, por meio do investimento de nada menos que R$ 1,6 bilhão em estradas, aeroportos, pontes, hospitais, praças e ciclovias, que ajudaram a elevar a região a um novo patamar econômico e social.
Entre as obras bancadas com o dinheiro da binacional, destacam-se a construção da Ponte da Integração Brasil-Paraguai e da Perimetral Leste, além da duplicação da Rodovia das Cataratas e da modernização do Aeroporto Internacional, isso tudo em Foz do Iguaçu; bem como a duplicação do trecho da BR-277 entre o Trevo Cataratas e o Show Rural e do Contorno Oeste, a extensão da Avenida Brasil até o contorno e a pavimentação de estradas rurais, em Cascavel.
Inúmeros outros municípios da região também foram contemplados por esse novo perfil gestor, que gerou desenvolvimento, emprego e renda dentro de uma política que as lideranças políticas da região querem que seja mantida pela futura direção-geral brasileira da maior usina geradora de energia elétrica do mundo. Isso, por si só, explica o tamanho da expectativa em torno da escolha dos novos diretores, que deve acontecer em espaço de tempo muito brevê. (Foto: Caio Coronel/Itaipu)