Árabes de olho na Ferroeste
A ida à Expo Dubai de uma comitiva liderada pelo governador Ratinho Junior e da qual também fez parte o prefeito cascavelense Leonaldo Paranhos já começa a dar bons frutos. Apresentado na feira dos Emirados Árabes, o projeto da nova Ferroeste despertou o interesse do poderoso Fundo de Investimento Mubadala.
Prova disso é que o coordenador do Plano Estadual Ferroviário, Luiz Henrique Fagundes, esteve nesta quinta-feira (25) no escritório do grupo no Rio de Janeiro, a pedido, para apresentar detalhes do ambicioso projeto ferroviário.
“Os representantes do Fundo Mubadala identificaram no projeto muita consistência com a realidade brasileira. Agora o projeto vai ser analisado internamente”, disse Fagundes. “Se interessaram bastante, pediram outras informações técnicas para continuar a conversa. O mais importante é que estamos entrando no radar de grandes fundos globais”, acrescentou.
O Mubadala é um dos maiores fundos de Abu Dhabi. Está ligado ao governo local e tem investimentos espalhados por mais de 50 países. Desde 2011 possui um escritório no Brasil, onde administra um capital institucional e de terceiros que supera a casa dos US$b 3 bilhões.
O custo do projeto da nova Ferroeste está estimado em R$ 29,4 bilhões e o vencedor do leilão, previsto para o segundo trimestre de 2022 na Bolsa de Valores de São Paulo (B3), vai explorar a ferrovia por 70 anos em troca de sua execução. E é bom que se diga que há outras empresas que já manifestaram interesse. (Foto: José Fernando Ogura/AENPR)