O Paraná e o Brasil em ebulição
Como se diz no populacho, a semana começou “como o diabo gosta”, permitindo antever um período ainda mais conflitivo no horizonte imediato. E isso tanto no âmbito estadual quanto no âmbito nacional.
No âmbito estadual, usuários do chamado Anel de Integração decidiram exercer seu direito de não aceitar goela abaixo o modelo de pedágio gestado por técnicos do Ministério da Infraestrutura e ir à luta para impedir a repetição do que as concessionárias de pedágio fizeram (ou deixaram de fazer) durante os últimos 24 anos.
Em várias regiões do Estado, manifestações em série estão programadas para os próximos dias, em uma tentativa de impedir que se implante 15 novas praças de pedágio, o que, ao menos no âmbito da Região Oeste, implicará no desembolso de valores absolutos ainda maiores que os atuais, mesmo levando em conta os descontos nas tarifas das praças atuais, que poderão beirar os 50% segundo estimativas oficiais.
Já no âmbito federal, o vazamento de áudios do cantor sertanejo Sérgio Reis (que quando deputado costumava encabeçar a lista de ausentes nas sessões da Câmara) convocando simpatizantes do "prendo ou arrebento” para um ato extrapolando os limites da democracia em Brasília, na véspera do 7 de setembro, está gerando grande polêmica e poderá render a ele consequências amargas.
“E se em 30 dias não tirarem aqueles caras, nós vamos invadir, quebrar tudo e tirar os caras na marra, pronto! É isso que você quer saber, é assim que vai ser e pronto”, afirmou ele em uma das gravações, após antecipar que o Senado será intimado por ele e seus liderados (como se isso fosse possível do pondo de vista legal) a destituir os atuais ministros do STF.
Vamos aguardar para ver no que isso tudo vai dar! (Foto: AGBR)