Inspirando a gauchada
Por muitas e muitas décadas os gaúchos foram grande fonte de inspiração para os paranaenses. Mais do que isso: muitos dos desbravadores do Paraná vieram justamente do Rio Grande do Sul e aqui demonstraram sua bravura e sua força de trabalho.
Pois agora a situação se inverteu. Ao menos em um ponto, já que o deputado Luiz Claudio Romanelli será uma espécie de vedete da videoconferência marcada para segunda-feira (16), pela Assembleia Legislativa rio-grandense, para debater o modelo de licitação para transferência de estradas daquele Estado ao setor privado.
“Os deputados gaúchos querem discutir uma nova modelagem, uma vez que lá o governo estadual estabeleceu regras semelhantes ao modelo híbrido que o Governo Federal quis impor ao Paraná”, adiantou nesta sexta Romanelli, ressaltando que a iniciativa é do deputado Tiago Simon, filho do ex-senador Pedro Simon. “Há um movimento para que também lá a licitação seja pelo menor preço de tarifa”, acrescentou o parlamentar paranaense, considerado hoje um dos maiores especialistas do País neste assunto depois de ter comandado o levante contra o modelo proposto pelo Governo Federal ao Paraná.
O modelo adotado pelo governo gaúcho para a concessão de rodovias prevê desconto máximo de 25% no valor dos pedágios, além do pagamento de uma outorga ao Estado como fator de desempate. O programa abrange 1.131 quilômetros de estradas, que podem ser repassados para a iniciativa privada por 30 anos. A estimativa de investimento é de R$ 10,6 bilhões no período. (Foto: Divulgação)