Nossa Senhora nas alturas
Para celebrar o dia 12 de outubro, dia de Nossa Senhora Aparecida, conforme a Lei nº 6. 802, de 30 de junho de 1980, milhares de fiéis se dirigem até Itaipulândia, cidade do Oeste paranaense com pouco mais de 11 mil habitantes. O recorde foi em 2019, quando esse ato de devoção atraiu cerca de 50 mil pessoas oriundas e diferentes cidades da região.
Mas não é só: anualmente, na segunda semana de outubro, vários romeiros fazem uma peregrinação de aproximadamente 70 quilômetros, de Foz do Iguaçu até Itaipulândia, como forma de penitência e agradecimento pelos milagres atribuídos à santa.
Tais números justificam plenamente o projeto do deputado Soldado Fruet, apoiado por todos os outros 53 parlamentares com mandato na Assembleia Legislativa e que insere esse importante acontecimento para a família católica no Roteiro Oficial de Turismo Religioso do Estado do Paraná.
“Itaipulândia é conhecida por sua expressiva produção agrícola, mas que cada vez mais galga seu espaço como expoente paranaense do turismo, principalmente religioso”, justificou Fruet, lembrando que do ponto mais alto da cidade lindeira ao lago de Itaipu está o maior monumento de adoração à padroeira do Brasil de todo o território nacional. (Foto: José Fernando Ogura/AENPR)