Progresso sobre trilhos
Os prefeitos do Oeste paranaense saíram otimistas do encontro com o secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex; o coordenador do Plano Estadual Ferroviário, Luiz Henrique Fagundes; e o presidente da Ferroeste, André Gonçalves, convocado para atualizar os dados dos estudo de expansão da ferrovia, um sonho antigo principalmente do agronegócio.
“A região será totalmente outra depois dessa disposição modal que está sendo apresentada. Temos a matéria-prima, produzimos, mas estamos sufocados e com dificuldades em retirar a nossa safra”, comentou o prefeito de Cascavel e presidente da Amop, Leonaldo Paranhos.
“A gente está trilhando o caminho certo. Vamos continuar, vamos ter muito mais audiências e reuniões com todos os envolvidos e em breve alcançar a nossa meta”, destacou o também cascavelense André Gonçalves, que tem se dedicado diuturnamente ao projeto da Nova Ferroeste, que prevê a extensão da atual linha até Maracaju (MS), além da construção de um ramal até Foz do Iguaçu.
Com previsão de leilão no primeiro trimestre do ano que vem na Bolsa de Valores, o projeto é verdadeiramente ambicioso, pois, uma vez que seja executado, transformará a acanhada ferrovia atual no segundo maior corredor de grãos e contêineres do País, com previsão para transporte de aproximadamente 26 milhões de toneladas de produtos por ano. (Foto: Rodrigo Félix Leal/AENPR)