Estrada do Colono: apoio à reabertura é quase unânime
No que depender dos líderes políticos e da população do Oeste e do Sudoeste do Paraná, a reabertura da antiga Estrada do Colono é uma questão de tempo, pois manifestações contrárias são quase inexistentes. E agrega-se a isso o apoio dos governos estadual e federal, já assegurados pelo governador Ratinho Junior e pelo presidente Jair Bolsonaro em caso de aprovação de um dos projetos que tramitam no Congresso Nacional.
"Essa não é uma causa de deputado A ou B. Passando a etapa do Congresso, o governo estadual vai apoiar a reabertura com os investimentos necessário", assegurou o chefe da Casa Civil, Guto Silva, durante a audiência pública realizada na noite de ontem (16), em Medianeira, no Oeste. Foi o segundo encontro com essa finalidade em dois dias, uma vez que outro foi realizado na noite anterior, em Capanema, no Sudoeste.
Durante as duas audiências, deputados estaduais e federais debateram com prefeitos e demais representantes das duas regiões a reabertura do trecho de 17 quilômetros mediante a construção de uma estrada-parque nos moldes da já existente no lado argentino do Parque Nacional do Iguaçu, bem como em outras reservas espalhas pelo Brasil e pelo mundo.
"Uma estrada-parque será uma Unidade de Conservação Ambiental. Aprovando essa proposta, vamos reabrir a Estrada do Colono e aí sim vamos pensar no tipo de estrada que queremos. Aí teremos que juntar os projetos. Tem que ser modernizado. Temos hoje asfalto ecológico. Ela será elevada? Na sua totalidade ou parcialmente elevada?", relatou o deputado federal Vermelho, autor de uma das propostas que tramitam em Brasília.
Também há outro projeto, bem mais antigo, de autoria do ex-deputado federal Assis do Couto e cujo desarquivamento foi solicitado em fevereiro deste ano por Alvaro Dias, com o apoio de 27 dos 81 senadores brasileiros.
UNIÃO DE FORÇAS
"Estou feliz em ver todos os deputados irmanados nessa causa. Nós temos que dar energia e vida a essa causa. Vai ser o resgate histórico e cultural do Oeste e do Sudoeste. Fator de desenvolvimento para a educação ambiental para os estudantes. Fator indutor de desenvolvimento das nossas duas regiões", afirmou o prefeito de Medianeira, Ricardo Endrigo.
Para o presidente da Cooperativa Lar, Irineu da Costa Rodrigues, a quantidade de pessoas envolvidas na causa é sinal de que a região trabalha em torno de um projeto que prima pelo respeito ao meio ambiente. "Não estou representando a classe empresarial, mas sou um deles. Como lá atrás a Cotrefal, agora Lar dá seu apoio. Podem contar conosco", afirmou. (Foto: Luciomar Castilho/Alep)