Audiências debatem a Estrada do Colono
Duas audiências públicas promovidas pela Assembleia Legislativa vão movimentar o Sudoeste e o Oeste do Paraná hoje e amanhã. A pauta é o debate sobre a possibilidade de reabertura da Estrada do Colono, que no passado ligava as duas regiões pelo Parque Nacional do Iguaçu.
De iniciativa da Frente Parlamentar criada para esse fim e liderada pelo deputado Nelson Luersen, a primeira audiência será realizada às 19h desta quinta-feira (15) no Parque de Exposições de Capanema e a segunda às 19h desta sexta-feira (16) no auditório da Prefeitura de Medianeira.
Segundo Luersen, a programação contará com uma visita às margens do Rio Iguaçu, no Porto Moisés Lupion, em Capanema, de onde partia a balsa até a estrada. "Na sexta sairemos de Capanema e passaremos por dentro da Argentina, pelo Parque Nacional, que tem uma estrada-parque", adianta ele, referindo-se à rodovia que atravessa o departamento de Misiones.
"Projetos da estrada-parque estão tramitando em Brasília. Tenho conversado com deputados federais que trabalham pela ida da discussão ao plenário. A população quer a reabertura da Estrada do Colono, mas, acima de tudo, a preservação do meio ambiente, conciliando o crescimento e o desenvolvimento econômico ao respeito à flora e à fauna", ressalta Luersen, referindo-se aos projetos do ex-deputado Assis do Couto, do atual deputado Vermelho e do senador Alvaro Dias.
De acordo com o deputado Anibelli Neto, outro integrante da Frente, esses dois encontros têm por objetivo ouvir os argumentos das lideranças regionais favoráveis à reabertura da estrada e também os movimentos de defesa do meio ambiente, contrários a ela. "Precisamos conhecer os prós e contras e temos a convicção de que isto acontecerá. A proposta da estrada-parque será apresentada, inclusive com exemplos de outras experiências que funcionam em reservas ambientais em outros países. Queremos dar a oportunidade para que todos expressem suas opiniões", frisa.
A Estrada do Colono (PR-495) pertence ao Governo do Paraná e corta em 17,6 quilômetros o Parque Nacional do Iguaçu, entre os municípios de Capanema e Serranópolis do Iguaçu. Ela é uma antiga ligação entre as regiões Oeste e Sudoeste e foi o caminho usado principalmente pelos gaúchos que vieram colonizar o Paraná na metade do século passado. Seu fechamento definitivo foi determinado pela Justiça em 1986.
ITAIPU COMO PERCEIRA
Caso sejam superados todos os entraves judiciais e burocráticos que cercam o tema, a construção de uma estrada-parque moderna e que garanta a preservação da fauna e da flora do Parque Nacional poderá ter a Itaipu como agente financiadora.
"Qual foi nosso compromisso? Analisar. Fomos ao local, Itaipu está pronta para contribuir",declarou recentemente o diretor-geral brasileiro Joaquim Silva e Luna após debater o tema com Ratinho Junior. "Depois que chegarmos a um entendimento, volto a me reunir com o governador para conversar", ressaltou o general. (Foto: Google)