PM-PR já teve oito nomes e participou até de guerra
Uma das mais antigas e respeitadas instituições públicas do Estado, a Polícia Militar do Paraná está completando 165 anos de existência, fato que foi celebrado em uma sessão especial realizada pela Assembleia Legislativa na noite de ontem (7).
O que poucos sabem é que ela só passou a se chamar PM há 73 anos. Nasceu em 1854 como Força Policial da Província do Paraná, depois passou a se chamar Corpo Policial da Província do Paraná (1874), Corpo Militar de Polícia do Estado do Paraná (1891), Regimento de Segurança do Estado do Paraná (1892), Força Militar do Estado do Paraná (1917), Força Pública do Estado do Paraná (1932) e Força Policial do Estado do Paraná (1939) até passar a se chamar Polícia Militar do Estado do Paraná, o que ocorreu apenas em 1946.
GUERRA DO PARAGUAI
A Companhia de Força Policial (hoje PM) ainda não se encontrava completamente organizada quando teve de ceder parte de seu efetivo para a composição dos Corpos de Voluntários da Pátria. De imediato foi formada uma companhia que seguiu para o Rio de Janeiro e foi incorporada ao 4º Corpo de Voluntários.
A seguir os oficiais saíram em diligência para interior daquele Estado para recrutar e formar um novo corpo militar, reunindo um efetivo suficiente para completar apenas três companhias.
Essas companhias foram então enviadas à cidade catarinense de Desterro (atual Florianóplis) para compor o 25º Corpo de Voluntários e em seguida para a cidade gaúcha de Uruguaiana para se integrar o Corpo Policial da Capital Federal e formar uma das melhores dentre as unidades que lutaram na defesa dos interesses do Brasil durante a Guerra do Paraguai.
HOMENAGEM
A solenidade comemorativa do 165º aniversário, proposta pelo PM da reserva e deputado cascavelense Coronel Lee, contou com uma emocionante homenagem a 20 policiais militares que perderam a vida em serviço. Eles foram representados por suas mães e companheiras. Outros 41 policiais que passaram por situações de grande estresse durante o serviço também foram homenageados e receberam seus certificados de menção honrosa pelas ações heroicas.
"Hoje podemos dizer que são todos vitoriosos porque enfrentaram todas as missões que lhe foram passadas. Essa homenagem é o mínimo que a Assembleia pode fazer por todos esses homenageados. É muito merecido o reconhecimento a esses combatentes, que enfrentaram dezenas e centenas de confrontos. Todos eles, com certeza, honraram o nome da Polícia Militar do Paraná", declarou o Coronel Lee em seu discurso.
Além de deputados, a sessão comemorativa contou com a presença do secretário de Segurança Pública do Paraná, Coronel Romulo Marinho Soares; do comandante do Corpo de Bombeiros, Coronel Samuel Prestes; do coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil do Paraná, coronel Ricardo Silva; do presidente da Associação da Vila Militar, Coronel Washington Alves da Rosa; do presidente da Associação dos Oficiais Policiais e Bombeiros Militares do Estado do Paraná, Isaias de Farias; e do presidente da Associação de Defesa dos Direitos dos Policiais Militares Ativos, Inativos e Pensionistas, Coronel Altair Mariot. (Foto: Dálie Felberg/Alep)