STF suspende transferência de Lula para presídio de SP
Por 10 votos a 1, o STF (Supremo Tribunal Federal) suspendeu no fim da tarde desta quarta-feira (7) a transferência do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o presídio de Tremembé, no interior paulista.
Relator da Lava Jato no STF, o ministro Edson Fachin foi o primeiro a votar a favor da suspensão da decisão da Justiça Federal de Curitiba que, a pedido da Polícia Federal, havia determinado pela manhã que o ex-presidente fosse levado para São Paulo. Apenas o ministro Marco Aurélio de Mello se posicionou favorável à decisão judicial de primeira instância.
A anulação da transferência foi tomada depois que o presidente do STF, ministro Dias Toffoli, recebeu uma comitiva com cerca de 60 parlamentares de esquerda, entre deputados e senadores, que foram até ele apontar para os riscos da medida, já que Lula ficaria junto com dezenas de outros condenados.
A autorização, dada pela juíza Carolina Lebbos, previa que Lula saísse da Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, mas a defesa do ex-presidente recorreu e foi atendida pelo Supremo. (Foto: Arquivo AGBR)