Lula será transferido de Curitiba para São Paulo
Atendendo a um pedido não do PT, mas da própria Polícia Federal, a juíza Carolina Lebbos autorizou que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva seja transferido da Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, onde está desde 7 de abril do ano passado, para o presídio de Tremembé, no interior de São Paulo. Lá, ele deverá cumprir o restante de sua pena de 8 anos e 10 meses de prisão pelo caso do triplex do Guarujá.
No pedido de transferência a PF alegou que, por causa da presença de Lula na Superintendência de Curitiba, os órgãos de segurança do Estado têm que atuar de forma permanente para evitar confrontos entre grupos antagônicos e que suas instalações são limitadas para presos de longa permanência.
A juíza não definiu a data da transferência, mas determinou que, quando ela ocorrer, seja preservada "a integridade física e moral do preso, bem como sua imagem", e vetou o uso de algemas.
A defesa do ex-presidente discordou da transferência nos moldes do pedido da PF e defendeu que Lula fosse colocado em uma sala de Estado-Maior em unidade militar, o que foi negado. O MPF (Ministério Público Federal) também se posicionou contrário, argumentando que a transferência só poderia ocorrer após o encerramento da instrução criminal.
Vale lembrar que Lula já foi condenado em outra ação da Lava Jato, a relativa à reforma do sítio de Atibaia, a mais 12 anos e 11 meses de prisão, e que também responde a outros seis processos que tramitam em diferentes instâncias da Justiça. (Foto: Arquivo AGBR)