Funcionalismo estadual tem avanços de carreira
Ratinho Junior autorizou nesta terça-feira (30) o pagamento das progressões e promoções de carreira do Quadro Próprio do Poder Executivo (QPPE) e dos Servidores da Secretaria de Estado da Saúde (QPSS), que demandará um um investimento de mais R$ 30 milhões na folha do Estado.
A medida, afirmou o governador, segue um cronograma que atende o equilíbrio das contas públicas, que vem permitindo o pagamento em dia dos salários dos servidores e a reposição do quadro funcional."É um direito dos servidores, merecido pelo trabalho e por meritocracia ao longo da carreira?, disse, lembrando que ainda na semana passada foram autorizados avanços de carreira para as polícias.
Ratinho disse ainda que a administração estadual tem trabalhado para equacionar os compromissos com a estrutura funcional e manter a capacidade de investimentos do Estado."As finanças públicas são o nosso maior ativo. É importante para o cidadão ter um Estado sadio para que possamos fazer investimentos e honrar nosso compromisso.?
O governador também destacou a importância do papel dos servidores de todas as áreas do Executivo no atendimento à população, reforçando a necessidade de que se busque continuamente a melhoria da qualidade nos serviços prestados.
Ele afirmou que na área de saúde esse processo é fundamental."Há muitos avanços e o nosso objetivo é fazer com a saúde fique mais próxima das pessoas, fazer com que elas viagem menos para fazer tratamento. Tudo isso requer investimento e um grande trabalho por parte dos servidores?, disse.
COMPROMISSO
Na Secretaria da Saúde, serão implantadas 664 promoções e progressões a servidores que adquiriram o direito entre janeiro e julho. Além disso, há mais 2.468 avanços previstos, de julho até dezembro.
Segundo o secretário Beto Preto, quase metade do quadro da Saúde será atendido pelas progressões e promoções."É uma maneira de mostrar afirmativamente aos servidores de que cumpriremos com os nossos compromissos?, afirmou.
O secretário adiantou o governo avalia o impacto orçamentário para também convocar, até o ano que vem, profissionais que passaram em concurso público de 2016."Estamos assumindo as responsabilidades de forma planejada, para que tudo caminhe com os recursos garantidos?, afirmou.
No Quadro Próprio, que é composto por 8.945 servidores que estão distribuídos em várias áreas do governo, haverá um levantamento para identificar quem já pode receber o benefício.
A progressão é a mudança de referência para outra imediatamente superior, dentro da mesma classe. Ela pode ocorrer por antiguidade, a cada cinco anos de efetivo exercício na classe, sendo equivalente a uma referência salarial; ou por merecimento, após o cumprimento do estágio probatório, mediante a apresentação de cursos e respeitando o intervalo de quatro anos entre as concessões.
A promoção é a mudança de classe para outra imediatamente superior. Ela ocorre, alternadamente, pelos critérios de antiguidade e merecimento, sendo que na primeira promoção o servidor deverá optar pelo critério que entender mais conveniente. (Foto: José Fernando Ogura/AENPR)