Visita ao Palácio encerra Parlamento Universitário
Os acadêmicos de 12 instituições de ensino superior se despediram nesta sexta-feira (26) do Parlamento Universitário 2019, programa organizado pela Escola do Legislativo da Alep do Paraná, com uma visita ao Palácio do Iguaçu, onde foram recepcionados pelo vice-governador Darci Piana.
Além de conhecerem um pouco da rotina da administração pública, eles tiveram a oportunidade de sabatinar Paina sobre diversos temas, como educação, comércio, desenvolvimento social e transportes, fechando com chave de ouro a programação do Parlamento Universitário.
?Isso é uma história muito bonita aqui no Paraná desses jovens que têm um governador, uma Assembleia Legislativa, um líder de governo, ou seja, uma discussão entre estudantes que mostra a preocupação deles com o futuro do nosso País, do nosso Estado. Acho sensacional conversar um pouco com essa ?gurizada?, como eu chamo, passar um pouco daquilo que conhecemos do governo e enquanto empresário, para que tenham uma noção disso tudo e compartilhar essa ânsia de ajudar nossa gente. Esses quatro anos que existem esse programa [o Parlamento Universitário] da Assembleia é espetacular e nós temos que incentivar cada vez mais o crescimento do projeto?, ressaltou o vice-governador.
PEC REJEITADA
O último dia de votações em Plenário foi marcado pela análise da polêmica PEC (Proposta de Emenda Constitucional) do governador universitário Matheus Falasco propondo alterar o inciso II do artigo 178 da Constituição Estadual, que determina a"gratuidade de ensino em estabelecimentos mantidos pelo Poder Público estadual, com isenção de taxas e contribuições de qualquer natureza".
A ideia era criar uma mensalidade, entre 3% e 6% para alunos de instituições de ensino superior com maior renda per capita, a partir de dois salários mínimos. Todavia, apesar de todo o esforço da base aliada, a proposta foi rejeitada pela maioria dos parlamentares, que derrubaram a PEC com 37 votos contrários.
?Sei que a proposta era polêmica, não conseguimos a sua aprovação, mas o mais importante foi que proporcionou o debate no Parlamento, levou à reflexão. Para a nossa simulação, foi extremamente importante?, avaliou o governador universitário.
Por outro lado, outras duas propostas do Executivo não tiveram dificuldades em ser aprovadas: a concessão de benefícios fiscais para empresas que tenham por atividade principal produção e comercialização de produtos coloniais alimentícios, manufaturados ou artesanatos e a inclusão da matéria de matemática financeira na disciplina de Matemática em todas as escolas estaduais do Estado.
PAPO COM LEMOS
Durante o último dia dos trabalhos legislativos dos acadêmicos, o deputado cascavelense Professor Lemos esteve no plenário e conversou com os deputados universitários. Ele demonstrou estar atento aos acontecimentos do Parlamento Universitário e enalteceu a iniciativa da Escola do Legislativo pelo projeto, que ele considera"muito importante, de abrir as portas da nossa Casa de Leis e trazer a juventude para debater política, mostrar suas ideias, exercitar a cidadania. Vimos projetos fantásticos, debates de alto nível e por isso parabenizo a Assembleia Legislativa por esse trabalho diferenciado de aproximação da sociedade?, disse. (Foto: Dálie Alberg/Alep)