Assembleia paranaense dispensa o uso do papel
A Assembleia Legislativa do Paraná deu nesta terça-feira (23) o primeiro passo para dispensar o uso de papel na tramitação de todos os documentos e processos em tramitação na Casa. O presidente da Alep, deputado Ademar Traiano, assinou eletronicamente o Ato Número 1, que também recebeu a assinatura digital do primeiro secretário Luiz Cláudio Romanelli e dos demais integrantes da Mesa Executiva. O ato determina o uso do SEI (Sistema Eletrônico de Informação) para os processos e documentos da Assembleia.
Segundo Traiano, a utilização deste novo sistema"vai resultar em menos burocracia, mais agilidade, transparência e muito mais economia. Praticamente dispensará o uso do papel e tinta de impressão na Assembleia". O uso do Sistema se tornou possível graças a um convênio assinado no início de junho com o desembargador federal, Carlos Eduardo Thompson Flores, então presidente do TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4º Região), que desenvolveu o SEI e está cedendo seu uso sem custos para órgãos públicos de todo o país.
Traiano destacou que essa é mais uma inovação na gestão da Assembleia Legislativa do Paraná. Atualmente, apenas a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul e a Câmara Legislativa do Distrito Federal utilizam a ferramenta. "Estamos mais uma vez na vanguarda. Abrimos as portas da Assembleia para uma gestão mais transparente, econômica e célere. É um passo fundamental para mais um importante avanço do nosso LegislativoE, afirmou.
Nesse primeiro momento, o SEI será utilizado para o trâmite de processos administrativos na Alep. Mas há a previsão para que, em breve, o sistema seja também utilizado para os protocolos legislativos, como os requerimentos e projetos apresentados pelos deputados. (Foto: Nani Góis/Alep)