Parlamento Universitário terá 4 alunos da Unioeste
Carolaine Souza Santos, Luiz Roberto Pereira, Renan Marques e Caroline Maronez são os representantes da Unioeste (Universidade do Oeste) entre os 54 deputados universitários e respectivos suplentes selecionados para a quarta edição do Parlamento Universitário, cuja posse acontece às 13h45 desta quinta-feira (18), em ato solene na Assembleia Legislativa do Paraná.
A escolha se deu entre 1.419 inscritos e seguiu as regras do processo eleitoral de verdade, com os participantes passando por várias etapas de seleção, organizadas pelas próprias instituições de ensino superior, até a seleção dos 54 titulares e 21 suplentes.
"Além da etapa de inscrições e de treinamentos, realizados pela Escola do Legislativo, as universidades também realizaram o seu próprio processo seletivo até definir os escolhidos para participar do Parlamento Universitário. Dos 1.419 que se inscreveram, restaram 75, e a partir desta quinta-feira eles simularão os trabalhos de um deputado estadual até o dia 26", explica o diretor legislativo da Alep, Dylliardi Alessi.
A Assembleia Legislativa abre suas portas aos deputados universitários a partir das 9 horas, para que possam fazer a ambientação, conhecer as instalações e receber orientações de todo o processo do qual farão parte nos próximos nove dias.
Depois da posse, será aberta a inscrição de chapas para participar da eleição da Mesa Executiva, que será definida ainda nesta quinta-feira. Outro processo que marcará o dia é o da escolha do governador universitário. Para este cargo, podem concorrer tanto titulares quanto os suplentes. A última atividade do dia será a indicação dos líderes partidários e de blocos.
Os deputados universitários voltam a se reunir amanhã (19) para definição dos integrantes da Comissão de Constituição e Justiça e das outras nove comissões temáticas. No mesmo dia serão eleitos os presidentes e relatores de cada comissão.
E como todos os números do Parlamento Universitário 2019 superaram as expectativas, a quantidade de propostas de projetos de lei apresentados também superou a marca de anos anteriores, totalizando 74. "Este é um número que deve aumentar, já que o governador eleito tem prazo até segunda-feira para protocolar as propostas do Poder Executivo", destaca o diretor de assistência ao plenário Juarez Villela Filho.
Das proposições apresentadas, 24 foram atreladas à Comissão de Educação, Ciências, Tecnologia e Ensino Superior, e outras 18 estão relacionadas à Comissão de Finanças Públicas e Orçamento Público. A pasta de Agricultura, Meio Ambiente e Proteção Animal teve 17 projetos selecionados e a de Saúde Pública e Pessoas com Deficiência, mais 12.
"Nós recebemos todas as propostas e, inicialmente, distribuímos às comissões correlatas. No entanto, não significa que todas as proposições passarão pelo crivo da CCJ, a quem caberá à análise constitucional das matérias. Além disso, um projeto poderá tramitar em mais de uma Comissão", detalha Juarez.
Além da Unioeste, também estarão representadas no Parlamento Universitário UFPR, PUC, Unicuritiba, Unibrasil, Uninter, UniOpet, Faculdades Integradas Santa Cruz, Positivo, Estácio, UEL e UEPG. (Foto: Pedro Oliveira/Alep)