Selo reconhece excelência de atendimento do Sebrae
Durante encontro estadual realizado nesta quinta-feira (14), em suas regionais de Cascavel, Ponta Grossa, Curitiba, Londrina, Maringá e Pato Branco, o Sebrae/PR concedeu o Selo de Referência em Atendimento 2019 a 41 Pontos de Atendimento ao Empreendedor do Estado. O objetivo do Selo é reconhecer a rede de parceiros pelo desempenho no atendimento aos empreendedores e empresários, na promoção da sustentabilidade e competitividade dos pequenos negócios.
Da região Oeste, receberam o selo categoria prata os Pontos de Atendimento de Santa Helena e Guaíra, e categoria ouro os de Marechal Cândido Rondon, Medianeira, Cascavel - Amic, Cascavel - Acic, Assis Chateaubriand e Palotina.
"A rede de Pontos de Atendimento é importante porque ela atinge quase todo o Paraná levando soluções para as pequenas empresas. Hoje, em seis eventos simultâneos, reunimos os PAs e tratamos dos principais desafios e dos investimentos que estamos fazendo para oferecer o melhor serviço possível ao empreendedor paranaense", detalha Julio Cezar Agostini, diretor de Operações do Sebrae/PR.
A avaliação para obtenção do Selo baseia-se nos quesitos Atendimento (Qualidade, Efetividade e Aplicabilidade; Atendimento ao Cliente e Estrutura Física), Soluções para Clientes (Soluções Diversificadas) e Gestão (Planejamento, Capacitação do Atendente, Cadastro de Clientes e Parâmetros Mínimos de Desempenho). Pontos de Atendimento que obtiveram entre 75 e 80 pontos receberam o Selo Bronze; de 81 a 90, o Prata; e acima de 91, o Selo Ouro.
ATUAÇÃO AMPLA
No Paraná, são 43 Pontos de Atendimento ao Empreendedor que, juntos, desenvolvem atividades em 327 municípios dos 399 municípios do Estado. Em 2018, 22.795 empreendedores foram atendidos nesses PAs. Os serviços mais procurados foram orientação (com 17.476 atendimentos); informação (com 8.788) e consultorias (com 2.877). Além disso, eles também realizaram 348 oficinas, 169 palestras, 51 rodadas de negócios, 111 cursos, 65 seminários, seis missões e três feiras. Na avaliação dos clientes referente ao período, os PAs obtiveram índice de 9,31 em satisfação geral e 8,69 de aplicabilidade nos conteúdos.
Viviane Bastazini, representante do Ponto de Atendimento ao Empreendedor da Amic, em Cascavel, garante que o reconhecimento é importante para impulsionar os trabalhos. "Essa é a primeira vez que o nosso PA recebe o Selo e começar com o Ouro nos dá uma alegria sem tamanho. É uma sensação maravilhosa porque confirma o nosso esforço. Agora, o desafio é continuar trabalhando com amor, inovar para atender o cliente e entender ainda mais o que cada um precisa para o seu negócio", diz ela. (Foto: Carolina Schlumberger)